Usuários reclamam de preço alto cobrado pelos cinemas de Imperatriz

Texto e fotos de  Regilson Borges

Os usuários que frequentam os cinemas de Imperatriz estão insatisfeitos com os preços cobrados pelos estabelecimentos. A cidade conta com dois cinemas, ambos localizados nos dois shoppings do município, o Tocantins e o Imperial. A média do preço cobrado pelas duas empresas, no valor integral da entrada, atualmente, é de R$ 20 em dias normais, ou seja, sem promoções.

Ingresso do cinema é muito caro em Imperatriz

O Cinysistem, por exemplo, localizado no Imperial Shopping, cobra aos finais de semana o valor de R$ 25 reais na entrada inteira. Preço um pouco inferior cobrado pelo concorrente Cine Star, no Shopping Tocantins, onde o valor integral da entrada custa R$ 16 reais. Nos dois cinemas, o maior preço é cobrado nos dias de quinta-feira a domingo, e também aos feriados.

Segundo a administração do Cinysistem, o valor cobrado na cidade está relacionado ao fato de que o cinema integra uma rede nacional. “Não somos nós aqui na cidade quem escolhemos os valores. O custo é contabilizado desde o pagamento com as distribuidoras, os serviços ofertados aqui e depois o valor final é repassado para o cliente”, relata o assistente operacional, João Paulo Araújo.

Na capital São Luís, por exemplo, com uma distância de aproximadamente 600 km de Imperatriz, e uma população estimada em um milhão de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor cobrado na mesma rede de cinema do Cinysistem, de quinta-feira a domingo, é de R$ 27 reais. Ou seja, apenas dois reais mais caro que Imperatriz, cuja população é de aproximadamente 300 mil habitantes, e quase não há opções para os clientes.

Ainda em relação a alta dos preços, são nos finais de semana e feriados que os dois estabelecimentos apresentam os valores mais caros. A alternativa para quem deseja pagar menos é ficar atento aos dias promocionais, como é o caso da terça-feira, onde é cobrado apenas a metade do preço nos dois cinemas. Já para os jovens de baixa renda, estudantes e pessoas com deficiência, o direito da meia-entrada é garantido pela Lei da Meia-Entrada, que foi regulamentada em 2015 pelo Governo Federal.

Para o estudante de Medicina Veterinária, Marcos Vinicius Lima, ir ao cinema com o pai e a irmã, em um dia de domingo, só com a entrada eles teriam que desembolsar em torno de R$ 60. Além de R$ 5  cobrado no estacionamento, mais o valor da pipoca e do refrigerante, que custam R$ 8  cada. “Esse valor, se contabilizado, custaria quase 10% do salário do trabalhador que ganha um salário mínimo. De fato, os preços dos cinemas de Imperatriz estão longe de ser acessíveis a população”, conclui.

Serviço:

Página do facebook do Cine Star: https://www.facebook.com/cinema.cinestar/timeline

Site do Cinysistem: http://www.cinesystem.com.br/rio-anil/programacao

Abaixo, os preços dos cinemas de Imperatriz:

Dias

Cine Star