Formação busca fomentar produções audiovisuais em Imperatriz

Lei Aldir Blanc, estabelecida para incentivar atividades culturais, apoiou aulas virtuais. Imagem: João Luciano.

Flávia Regina

João Luciano, produtor executivo, 29 anos, inaugurou em Imperatriz a Oficina Cultural de Iniciação ao Audiovisual. Graduado em cinema pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, ele quis voltar para a cidade e contribuir para a produção artística local.

A quantidade de matrículas superou a expectativa do produtor. Duas turmas foram criadas, uma com 21 alunos e outra com 20. As aulas foram ministradas no mês de abril. “Não podíamos deixar de realizar essa nova turma. No formulário on-line, vimos o quanto iniciativas como essa têm público e demanda”.

O programa do curso foi dividido em três módulos: roteiro, direção e produção. O estudante Henrique Abreu Carvalho, de 22 anos, se inscreveu no projeto por ter interesse na área. No passado, não começou a graduação de cinema e audiovisual pelos custos financeiros. Quando viu a oportunidade de ter conhecimento sobre a produção audiovisual, não pensou duas vezes. “Estamos aprofundando em vários temas da construção de filmes.”

Luciano viu muitos talentos na turma, mas, segundo ele, a produção ainda é tímida se comparada ao potencial artístico de Imperatriz. “Esperamos criar um espaço de debate dessas obras e potencializar mais produções, enriquecendo e diversificando a filmografia maranhense”. A oficina atuou também como consultoria para aprimorar as ideias e projetos.

Ele espera que as próximas edições sejam presenciais, para abranger mais etapas da cadeia audiovisual e promover uma mostra de produções imperatrizenses.

“O audiovisual em sua essência é um trabalho coletivo. Trocar ideias e conhecimentos é fundamental para o amadurecimento do projeto.”

Henrique diz que adorou o curso e os vários temas abordados sobre a construção de filmes. Ele tem trabalhos em mente. Fica feliz de descobrir pessoas com interesse pelo audiovisual em Imperatriz. Para ele, é um ramo pouco explorado na cidade e qualquer apoio é bem-vindo. “Venho pensando na construção de um curta. Estou desenvolvendo ainda mais durante os exercícios das aulas, aprofundando na construção de roteiro e aprendendo sobre sinopse”.

A Oficina Cultural foi gratuita, com aulas on-line, e fez parte de uma ação emergencial para produtores culturais na pandemia, com o auxílio da Lei Federal Aldir Blanc.

:: Texto produzido para a disciplina de Redação Jornalística, semestre 2020.2, sob orientação da profa. Yara Medeiros