Depois de passar por um curso numa universidade, o recém-graduado se depara com um mercado de trabalho difícil. A taxa de desemprego entre os trabalhadores de 18 e 24 anos no primeiro trimestre de 2018 é de 26,6%, o dobro da taxa geral da população, que é de 12,4%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma das formas de contornar essa situação é apostar na abertura de um novo negócio. Foi isso que o jornalista, André Wallyson, fez ao criar o ExperimenteITZ. “Com cada vez menos vagas nas redações tradicionais, o empreendedorismo é uma saída para quem quer se posicionar profissionalmente e ter uma carreira que foge do comum”, ele reflete.

No ano de 2017 o cenário de desemprego no Brasil já era preocupante para a população mais jovem, quase 30% deles estavam sem trabalho no país, a segunda maior taxa registrada desde o ano de 1991, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho. Essa estimativa era duas vezes maior que a média internacional.

O ExperimenteITZ, negócio criado por André e Mário Alves,  hoje, conta com mais de 33 mil seguidores na sua página no Instragram e conta com mais de 800 publicações com dicas de lanchonetes, restaurantes, bares e deliverys na cidade de Imperatriz.

Confira algumas das suas publicações:

Além da conta no Instagram, o ExperimenteITZ também possui um site com diversas informações gastronômicas da cidade, clique aqui para acessar.

De acordo com André, uma dica importante para quem quer  apostar numa carreira no empreendedorismo é se capacitar, planejar e inovar. “Começar um negócio novo e prórprio fica mais arriscado se você não tiver preparado para lidar com diversas situações”, ele aconselha.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade que promove o desenvolvimento sustentável de empreendimentos de micro e pequeno porte, divulgou um vídeo falando sobre as 10 características de um bom empreendedor, confira o conteúdo abaixo: