Texto e fotos de Paulo Rayan
Em Imperatriz, mulher dedica seis anos ao resgate e adoção de gatos abandonados. Gleyse Borsoi, corretora de imóveis, dedica sua vida a acolher, alimentar e doar gatos encontrados em situação de rua em Imperatriz (MA). Movida pelo amor aos animais, ela realiza o trabalho de forma independente, sem apoio fixo. Nesse período, já resgatou e encontrou novos lares para cerca de 60 gatos, a maioria ainda filhotes. Gleyse chegou a tentar criar uma Organização Não Governamental (ONG), mas o projeto não avançou. As doações são feitas pelo telefone e por meio do WhatsApp, pelo número (99) 99121-9483. Onde ela consegue novos tutores com rapidez.

Além das adoções, Gleyse mantém pontos fixos de alimentação em diferentes locais da cidade
Atualmente, a cuidadora tem quatro gatos disponíveis para doação e realiza, em média, sete doações por mês. Além das adoções, Gleyse mantém pontos fixos de alimentação em diferentes locais da cidade: em seu condomínio, localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana, no bairro Jardim América; no Jardim das Oliveiras; e na igreja que frequenta, a Assembleia de Deus (CEADSETA), no centro de Imperatriz. Somando esses locais, ela alimenta em média dez gatos por dia, além dos que encontra durante suas caminhadas diárias. “Recentemente, participei de uma feira de adoção promovida pelo Grupo de Proteção aos Animais de Imperatriz (GPAI), onde consegui doar mais de cinco filhotes”, relatou a cuidadora, que conseguiu encontrar novos lares para os animais que estavam sob seus cuidados.
Para dar conta dessas ações, ela gasta pelo menos 25 quilos de ração por mês, um custo que não sai por menos que 600 reais mensais.
Apoio governamental
Para auxiliar atividades de ONGs, cuidadores e tutores como Gleyse, a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz voltou a oferecer serviços gratuitos de castração em fevereiro de 2025, após uma pausa para readequações estruturais. No local, são realizados cerca de 80 procedimentos de castração por mês e mais de 200 atendimentos veterinários, com média de 16 animais atendidos por dia. O serviço é destinado exclusivamente a gatos machos com idade a partir de oito meses de idade e em boas condições de saúde.
As castrações ocorrem no Centro de Zoonoses de Imperatriz, localizado na Rua Coletora Um, bairro Vila Conjunto Vitória, sempre às quintas-feiras, das 8 horas às 12 horas. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço atualizado. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 14 horas, pelo telefone (99) 99631-2604 ou diretamente na unidade.
Serviço:
- O que? Doação de gatos resgatados das ruas
- Quem? Cuidadora Gleyse Borsoi
- Como participar? Interessados em adotar podem entrar em contato com Gleyse pelo WhatsApp ou ligação no número (99) 99121-9483
- Onde? Imperatriz (MA)