Conheça nove opções de locais para praticar caminhada em Imperatriz

Texto e fotos de Lucas Vale

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata e por ser uma atividade completa, não possui contraindicações, podendo ser praticada por qualquer indivíduo de qualquer idade. A fim de ajudar na escolha do local ideal, o Imperatriz Notícias realizou uma pesquisa de campo e listou aqui, por ordem alfabética, algumas opções de trechos utilizados pela população para essa prática esportiva. Embora Imperatriz ainda não possua um parque ou bosque, a mesma conta com onze praças, a famosa Beira-rio e diversos outros pontos de acesso público, cheios de atrativos para os adeptos da caminhada, tais como pistas pavimentadas, equipamentos para exercícios aeróbicos ou até mesmo lanchonetes e barraquinhas de bebidas. Tudo isso e muito mais você encontra logo abaixo, confira!

 

 

  • Aeroporto

 

Às margens da Avenida Santos Dumont, que dá acesso ao aeroporto de Imperatriz, está localizada uma pista bastante utilizada pelos praticantes da caminhada e também ciclismo devido à sua ótima pavimentação e extensão de quase mil e quinhentos metros.. Entretanto, devido à falta de iluminação adequada, torna-se mais utilizada durante a manhã entre 7 e 10 horas e das 16 às 17 horas. Está próximo a uma locadora de carros, posto de gasolina e supermercado onde você pode abastecer seu veículo e saciar sua fome com um lanche saudável antes de voltar para casa.

 

  • Avenida Beira Rio

    Beira Rio ainda é uma das opções mais procuradas
    Beira Rio ainda é uma das opções mais procuradas

 

Quando se fala em caminhada, Beira Rio é o local mais conhecido para a prática. Além de tema de reportagens, palco para shows e cartão postal da cidade, a avenida tem seu trânsito de veículos interrompido na área circundante às lagoas, de segunda-feira a sábado a partir das 17 até às 20 horas. Proporcionando um local amplo não só para a caminhada como também para o ciclismo, patins e skates, em seus mil metros de pista Contando com vários carrinhos e barraquinhas com venda de água mineral e água de coco para dar aquela hidratada enquanto acompanha o pôr do sol às margens do maravilhoso rio Tocantins!

 

  • Avenida Bernardo Sayão

 

Mais especificamente a calçada do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50 Bis), que dispõe de um trajeto de mil metros habilitados a receber a caminhada, a arborização local proporciona uma temperatura agradável principalmente a partir das 17 horas. Em suas proximidades encontram-se paradas de ônibus, pontos de táxi e moto-táxi, supermercado e padarias.

 

  • Avenida JK

 

Levando em consideração sua infraestrutura, é o local menos atrativo dentre os outros itens de nossa lista para a prática de atividades físicas. Mesmo sem o charme e estrutura de outras opções aqui apontadas, contém boa iluminação e extensão de aproximadamente 2,5 mil metros. O melhor horário para se aproveitar o local, fica entre as 16 e 18 horas devido à temperatura, fluxo de pessoas e veículos reduzidos. Possui posto de gasolina, comércios e lanchonetes.

 

  • Avenida Pedro Neiva de Santana

 

Para os mais aventureiros e resistentes, essa é a sua pista, podendo ser utilizada para caminhadas, ciclismo, patins e skates. Com a maior extensão dentre as demais, a ciclovia da Avenida Pedro Neiva, conta com nove quilômetros correspondentes à distancia entre a cidade de Imperatriz e João Lisboa.  Dependendo do seu ânimo e fôlego é possível criar trajetórias de 0 a 200 metros ou de 0 até 18 mil metros (ida e volta). Em seu início é possível encontrar postos de gasolina, lanchonetes e padarias com produtos integrais e isotônicos para auxiliar em sua atividade. Com o grande fluxo de veículos durante toda a manhã e boa parte da tarde, torna-se mais cômoda a sua utilização entre as 16 e às 18 horas.

 

  • Complexo Barjonas Lobão

 

Mais comumente chamado de Fiqueninho,o complexo esportivo Barjonas Lobão, situado ao fim da Avenida Bernado Sayão, passou por uma revitalização completa e agora dispõe de uma pista externa, circundando todo o perímetro, com pavimentação ideal para caminhada e ciclismo. O local possui um percurso de aproximados 420 metros, estacionamento amplo e ótima iluminação, próximo a lanchonetes, mercearias, posto de gasolina e academia. Os melhores horários para utilização desse espaço estão entre as 7 e 9 horas e das 16 às 18 horas. Caso sinta fome ou sede após o exercício, lembre-se que só vale produto saudável, certo?

 

  • Ponte Dom Afonso Felipe Gregory
    Praças, pontes e calçadas são usadas para o exercício
    Praças, pontes e calçadas são usadas para o exercício

    fotoponte foto-praca3

 

Devido à distância do centro da cidade e estabelecimentos como padarias ou lanchonetes, é necessário que você leve consigo uma garrafinha de água ou isotônico para que se mantenha hidratado durante a realização do exercício. Possui uma via com dimensão de um quilometro, com direito a vista panorâmica da cidade e de uma pequena parte da imensidão do nosso querido Rio Tocantins. Embora possua alguns frequentadores no turno da manhã entre as 6 e 8 horas, grande maioria prefere aproveitar a caminhada durante todo o esplendor proporcionado pelo pôr do sol, colorindo o rio e o horizonte. Com todo esse cenário, a prática da atividade torna-se ainda mais satisfatória. Então faça uma visita e curta o espetáculo enquanto queima algumas colorias!

 

  • Praça Meire de Pinho

 

Também conhecida como Praça da UPA, localizada na Avenida Santa Tereza atrás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conta com excelente infraestrutura, estética impecável, equipamentos para ginástica, parque para as crianças e estacionamento com vagas preferenciais para idosos e deficientes. Embora não possua pavimentação exclusiva para a caminhada, é bastante utilizada para essa finalidade e possui um trajeto em torno de 250 metros. Caso queira uma atividade matutina, recomendamos horários de temperatura mais amena entre as 7 e as 9 horas. Agora, se você prefere praticar exercícios após o expediente de trabalho, seu horário de caminhada fica entre as 18 e às 20 horas, durante esse período, também é possível conferir a beleza do chafariz e iluminação que realizam um show à parte!

 

  • Praça Pedro Américo

 

Embora seja encontrada nos arredores do Três Poderes, um dos bairros de classe média-alta mais conhecidos de Imperatriz, a praça apresenta estética e estrutura inferior comparada a Praça Meire de Pinho, mas ainda possibilita a prática de exercícios físicos ao longo dos seus 320 metros de via utilizável. Fica próxima a vários edifícios residenciais, supermercado, padaria, escolas e a apenas cinco minutos do centro comercial da cidade. Os Frequentadores da praça preferem os horários do início da manhã, entre 7 e 8 horas e fim de tarde, entre 17 e 18 horas.

 

E com isso caros leitores, chegamos ao fim de mais uma lista do Imperatriz Notícias. Tentamos encontrar 10 lugares, mas conseguimos apenas 9. Caso você conheça algum ponto que não foi citado, discorde de algum dado apontado ou queira acrescentar qualquer outro detalhe que possa ter passado despercebido durante a pesquisa, coloque nos comentários, participe!