Conheça cinco médicas que realizam parto humanizado em Imperatriz

Repórteres: Maria Eduarda Sousa e Michelle Costa.

Capa: Fotógrafo: Jonathan Borba, plataforma Unsplash.

 

A realidade da humanização de partos na cidade se tornou viável, através da adequação das maternidades, da atuação das doulas e do crescente interesse pelo conhecimento sobre o assunto por parte das gestantes. Apesar de ser um método recente, o município conta com iniciativas como o projeto Humaniza ITZ, que tem como princípio e missão respeitar o nascimento, independente da via do parto. Com mais de 130 partos bem sucedidos, o projeto também oferece cursos para casais, onde os futuros pais se conectam com as etapas que cercam o nascimento. No entanto, o método mais utilizado no país é a Cesária, 55% dos partos realizados no Brasil são pelo meio cirúrgico, de acordo com números divulgados no portal Fiquem Sabendo. Há municípios em que esse índice ficou acima da média nacional, chegando até em 100% segundo o levantamento feito pelo Fiquem Sabendo no Portal DataSUS.

A cesariana, quando não há indicação médica, ocasiona riscos e complicações á saúde da mulher e do bebê. Que podem ocorrer durante ou após a cirurgia, como o desenvolvimento de infecção; hemorragias; trombose; lesão do bebê durante a cirurgia; má cicatrização ou dificuldade na cicatrização, principalmente em mulheres com excesso de peso; endometriose, entre outros problemas. Esse tipo de procedimento aumenta em 120% a probabilidade de problemas respiratórios em recém nascidos e triplica o risco de morte da mãe, conforme dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Devido a necessidade de um parto seguro e mais natural, onde a gestante e bebê sejam respeitados, surgiu há alguns anos o fenômeno da humanização. Fazendo com que o protagonismo da mulher na hora do parto voltasse a ser discutido, ocasionando, mesmo que lenta, uma redução do tabu sobre o assunto. O método é considerado uma opção mais confiável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois o procedimento respeita a ordem natural e fisiologia do corpo da mulher, evitando cirurgias desnecessárias ou de risco para a mãe e o seu bebê. “Meu desejo é que todas as mulheres possam ter seus desejos e seus corpos respeitados, pois é através dos seus corpos que a vida se perpetua”, enfatizou a médica genicologista e obstetra, Caroline Aguiar Ceccatelli, que até agora, já realizou em torno de 500 partos na região.

Em Imperatriz, existe profissionais que incentivam o parto humanizado, com foco em uma assistência humana, proporcionando à gestante um momento único com o filho. “O conceito de parto humanizado vai além de permitir que a gestante escolha a posição para parir, do contato pele- a – pele logo após o nascimento, da ligadura tardia do cordão umbilical, da amamentação na primeira hora de vida, do direito ao acompanhante. Parto humanizado é, acima de tudo, como se sente a parturiente, portanto, quem define se o parto foi ou não humanizado é a paciente. Minha aspiração como obstetra é permitir que a gestante viva seu parto tal como sonhou”, destaca a ginecologista e obstetra, Tereza Cristina Martins.

Com o intuito de dar suporte na divulgação de informação sobre a humanização do parto e médicas que oferecem o serviço, o Imperatriz Notícias listou cinco profissionais com esta proposta para facilitar o acesso de mulheres que desejam realizá-lo ou saber mais sobre, levando em consideração os serviços oferecidos, horário de atendimento, planos aceitos, diferencial, preços e localização.

Confira abaixo a lista completa de 5 médicas que realizam parto humanizados em Imperatriz:

 

  1. Dra. Tereza Cristina Martins Pedrosa Barbosa

Ginicologista e obstetra, formada pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITAPAC). Trabalha há três anos na cidade, na clínica Dama localizada no centro de Imperatriz. Os serviços oferecidos em seu consultório são de cuidados à saúde da mulher desde a infância até a pós menopausa, assistência individualizada no climatério e menopausa, exames e cirurgias ginecológicas, inserção de DIU e implanon, pré-natal baixo e alto risco. Possui experiência em obstetrícia, entre os atendimentos realizados em seu consultório está o tratamento de gravidez de risco e parto humanizado. O diferencial do seu atendimento é a realização de um acompanhamento pré-natal com compromisso e com o bem-estar materno/fetal, dando segurança para a gestante permitir a evolução do parto, respeitando sua fisiologia e garantindo seu protagonismo.

  • Endereço: Dama, Rua Urbano Santos, 155, Ed. Aracati Office, 3°, Sala 307.
  • Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.
  • Atende: Pacientes particulares; sem convênio médico; e Unimed.
  • Preços: Consulta ginecológica, R$ 350.
  • Formas de pagamento: Dinheiro, transferência bancária, cartão de débito e cartão de crédito.
  • Contato: (99) 3221-7561 ou agende pelo link: https://linktr.ee/dra.tereza

 

 

 

 

 

  1. Dra. Eliza Cangussu

Genicologista e obstetra, formada pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) é especialista em Videolaparoscopia e Ginecologia. Membro da Comissão de Mortalidade Materna e Neonatal do município de Imperatriz, representando o CRM-MA, além de ser uma das idealizadoras do projeto Humaniza ITZ. Os tratamentos oferecidos na sua clínica são Endometriose, Menopausa, Distúrbios Menstruais, Infertilidade, Gravidez de Risco, Complicações na Gravidez, Rejuvenescimento Íntimo, Implantes Hormonais, entre outros. Possui experiência em parto humanizado e defende que as mulheres tenham acesso a informação verídica para escolherem a sua via de parto, para que as crianças possam nascer em um ambiente saudável e aconchegante. Seu diferencial é transmitir amor as suas pacientes, pois acredita que isso é o que as mulheres mais precisam.

  • Endereço: Medical Center, n°3650, 2º andar, sala 202 Avenidade Bernardo Sayão, Imperatriz-MA.
  • Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.
  • Atende: Pacientes particulares; sem convênio médico; e Unimed.
  • Preços: Consulta genicológica e obstétrica R$ 350.
  • Formas de pagamento: Cartão de Débito, Dinheiro.
  • Contato: (99) 4102-3068 ou Whatsapp: (99) 99103-4060; Email: contato@elizacangussu.com.br.

 

 

 

 

 

  1. Dra. Gilvannya Zaparoli

Genicologista e obstetra, formada pela Falculdade Integral Diferencial (FACID), fez residência em genicologia e obstetrícia na Maternidade Escola Assis Chateaubriand – UFC. Sua clínica ofecere atendimento de Genicologia Geral, Cirurgia Ginecológica, Obstetrícia e Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica. Ao se deparar com realidade diferente, da qual vinha, na cidade de Imperatriz ficou bastante incomodada, o que há fez pensar em formas de mudar esse cenário, intenção que se concretizou através do projeto Humaniza ITZ. A médica atende na Clínica Topmed, localizada no bairro Juçara, além de trabalhar como Genicologista e Obstetra no Hospital da Clínicas. Seu diferencial é o tratamento com cuidado e atenção as suas pacientes, oferecendo a cada futura mãe um parto inesquecível, com amor e muito respeito.

  • Endereço: Topmed, R. Hermes da Fonseca, 1190 – 2° Andar – Juçara, Imperatriz-MA.
  • Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.
  • Atende: Pacientes particulares; sem convênio médico; Unimed e Bradesco Saúde.
  • Preços: Para saber sobre os preços dos serviços oferecidos e formas de pagamento, entre em contato com a Clínica.
  • Contato: Instagram: @dra.gilvannya_zaparoli ou Whatsapp: (99) 99189-6948

 

 

 

 

 

 

  1. Dra. Fabiana Barreto

Especializada em genicologia e obstetrícia, formada pela Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITAPAC) em Araguaína-TO. Em 2017 fez sua residência médica na Fundação Hospital Santa Terezinha (FHSTE) em Erechim, interior do Rio Grande do Sul, e foi durante essa vivência que a médica se apaixonou pelo parto humanizado e todo o universo feminino. Trabalha á quase um ano na cidade de Imperatriz, em seu consultório são oferecidos assistência humanizada no parto, Cirúrgia Genicologica e Estética Vaginal. Também é parceira do Oncoradium – Prevenção e Tratamento do Câncer. Seu objetivo é ajudar as mulheres a se conhecerem melhor é incentivar a elas terem certeza que são capazes de de fazer o que quiserem.

  • Endereço: Medical Center, Av. Bernado Sayão, n°3650, 4° andar, sala 415, Instituto Vida – Imperatriz-MA.
  • Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas.
  • Atende: Pacientes particulares; sem convênio médico; para saber se seu plano é aceito entre em contato com o consultório.
  • Preços: Para saber o valor dos serviços oferecidos e formas de pagamento, entre em contato com o consultório.
  • Contato: (99) 9152-1646.

 

 

 

  1. Dra. Caroline Aguiar Ceccatelli

Genicologista e obstetra, formada pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITAPAC), pós-graduada em Medicina Fetal e ultrassonografia. Atende em sua clínica, Ecogin, que está localizada no bairro Juçara, e funciona há 6 anos na cidade, em parceria com o Dr. Fernando Ceccatelli; que é especialista em Diagnóstico por Imagem. Os serviços oferecidos no seu consultório são de Ginecologia Clínica, Videocolposcopia, Biópsia, Cauterização no colo do Útero, Anticoncepção (inserção de DIU, implante hormonal – Implanon) Tratamento Clínico de Endometriose, Estética Íntima, Tratamento para casais inférteis, entre outros. A médica trabalha há três anos na área de partos humanizados, seu diferencial é empatia e sobretudo paciência para ouvir a família que está sendo atendida, tentando tirar todas as dúvidas, diminuindo os medos e favorecendo o empoderamento, daquela mulher para que ela se torne protagonista do seu parto e da sua história.

  • Endereço: Ecogin, R. Hermes da Fonseca, 2° andar, n° 1215 – Juçara, Imperatriz-MA.
  • Horário de atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas. E aos sábados, das 8 horas às 12 horas.
  • Atende: Pacientes particulares; sem convênio médico; e Unimed.
  • Preços: Para saber sobre os preços para o serviço desejado e formas de pagamento, entre em contato com a clínica.
  • Contato: (99) 3017-7000.