Conheça 10 estabelecimentos com nomes criativos e singulares em Imperatriz

Texto: Silvana Bezerra Costa e Patricia da Silva Araújo

Fotos: Silvana Bezerra Costa e Patricia da Silva Araújo

 

Ser criativo e original é uma característica do brasileiro. Isso fica claro quando observamos os nomes de estabelecimentos que existem por aí, e em Imperatriz não é diferente, a cidade conta com muitos exemplos de empreendimentos com nomes criativos e singulares, como Pêxe pôde, por exemplo, que é uma mercearia e bar, estilo botequinho raiz, conhecida com esse nome por conta do apelido do proprietário.

Nessa matéria estão catalogados dez ambientes comerciais que têm essa característica em comum, sendo eles: Gela Guela, Peixe Pôde, Refúgio dos Thundercats, Game of lanches, Calçada da Fama, Bodega, Estrongondongo, Depósito do Pirata, Barfômetro e Lero Lero Conveniência.

De acordo com o professor universitário Marcos Túlio Borowiski Lavarda de 41 anos, que é formado em Publicidade, é mais comum encontrar nomes despojados e “engraçadinhos” em ambientes descontraídos, informais e populares, como bares ou lanchonetes, por exemplo. Já um banco, vai ter um nome mais sofisticado, ou seja, a identificação vai depender do tipo de negócio. Segundo ele, o nome de um estabelecimento é o seu cartão de visita e por isso tem muita importância.

“Lugares mais populares acabam tendo nomes mais despojados, geralmente com apelo irônico. Isso é uma coisa espontânea, o ambiente vai assumindo uma identidade com o seu público, daí surgi o nome que vai pegando,” comenta o publicitário.

A lista dos dez estabelecimentos é resultado de uma pesquisa feita nas redes sociais, quando perguntamos às pessoas se elas conheciam lugares com nomes incomuns e a partir das respostas, selecionamos os nomes mais criativos. Com base nas informações visitamos os locais e fizemos pequenas entrevistas com os proprietários, para saber como surgiu o nome, que tipo serviço oferece, há quanto tempo existe, qual é o público alvo e se o local possui perfil nas redes socais. O resultado pode ser conferido abaixo:

 

  1. Gela Guela 

História do nome: Gela Guela como se percebe é um nome bem criativo e incomum. O proprietário do estabelecimento Fernando Sousa, 41, conta que quem teve a ideia de colocar esse nome no depósito foi o seu filho, Matheus de Araújo, 22. Como o pai queria um nome bem original e diferente, Matheus foi pesquisar alguns exemplos de nomes criativos e encontrou o nome Gela Guela, o pai aprovou e diz que foi uma boa ideia.

Tipo de serviço prestado: O Gela Guela é um deposito de bebidas alcoólicas.

Idade do estabelecimento: O estabelecimento tem dez meses de funcionamento.

Público: A clientela que frequenta o estabelecimento é adulta.

Endereço: Rua Godofredo Viana, nº 1222 B – Centro, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: Todos os dias das 14 às 22 horas.

Contato: (99) 99146-0344

Redes sociais: O local não possui perfil em redes sociais.

 

  1. Peixe Pôde 

História do nome: O nome Pêxe Pôde surgiu do acaso, o dono Raimundo Abílio conta que foi por causa de um parceiro de pescaria, chamado Beró. Um certo dia estavam pescando juntos e o amigo chegou para ele e falou: “Raimundo teu nome devia ser peixe pôde”, o apelido pegou e por onde ele ia era chamado de Peixe Pôde. Começaram então a identificar o seu estabelecimento como “a mercearia do Pêxe Pôde”, e até hoje chamam ele e o seu estabelecimento assim, o que surgiu de um apelido virou nome de um negócio financeiro. O estabelecimento é bem tradicional, tem o estilo botequinho raiz.

Tipo de serviço prestado: O Pêxe Pôde é mercearia no meio de semana e bar nos finais de semana.

Idade do estabelecimento: A mercearia e bar possuem 39 anos de funcionamento.

Público: Conforme Raimundo Abílio todos os públicos são bem-vindos. Ele conta que jovens e adultos frequentam o ambiente.

Redes sociais: Pêxe pôde bar music (Facebook).

Endereço: Rua Aquiles Lisboa, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: De segunda a quinta no período das 7 horas às 19 horas funciona como mercearia, enquanto na sexta a domingo funciona como bar, na sexta só abre às 14 horas e sábado é aberto das 7 horas e fecha às 16 horas, já no domingo o estabelecimento abre às 7 horas e vai até 15 horas.

Contato: (99) 98126- 7573

 

  1. Refúgio dos Thudercats 

História do nome: O proprietário do estabelecimento José Pereira conta que o nome foi dado pelos próprios clientes que queriam fazer uma alusão a um antigo desenho de televisão cujos heróis, um misto de gatos,  se chamavam Thudercats. Inclusive, os homens chamavam suas esposas de Cheetara, que é o nome de uma das personagens femininas desse desenho. Eles se juntavam para beber cerveja, realizar aniversários e conversar no local, tinham até camisetas personalizadas. No entanto, eles não frequentam mais o Refúgio com tanta frequência, mas o nome do local ficou muito conhecido.

Tipo de serviço prestado: Refúgio dos Thudercats é uma mercearia, mas vende cerveja também para os mais íntimos.

Idade do estabelecimento: O Refúgio dos Thudercats funciona há 20 anos.

Público: Os clientes são adultos, geralmente casais.

Redes sociais: Não possui redes sociais e nem contato.

Endereço: Centro, Imperatriz – MA, 65907-230.

Horário de funcionamento: De segunda a sábado no horário das 9 horas às 21 horas, já no domingo só funciona no período das 10h30 às 14 horas.

 

  1. Game of lanches 

História do nome: O nome Game of lanches lembra uma série de televisão norte-americana chamada Game of Thrones. O nome do lanche surgiu de forma bem incomum: a dona do loca, Sara Felipe, conta que pediu ideias em um grupo de Whatsapp para os amigos, e depois de escolher as melhores, ela colocou para votação, sendo o Game of lanches o mais votado. Mas a proprietária teve que fechar o estabelecimento porque não estava conseguindo conciliar a faculdade e estágio ao mesmo tempo.

Tipo de serviço prestado: Era uma lanchonete onde vendia panqueca, macarronada, salgados, caldo, hambúrguer, sucos, vitaminas e entre outros.

Idade do estabelecimento: Funcionou por mais de um ano.

Público: Todo o tipo de público, era bem diversificado, jovens, adultos e crianças.

Redes sociais: @gameoflanchesitz (Instagram)

 

  1. Calçada da Fama 

História do nome: A proprietária Denise de Castro Alves Massole conta que o nome Calçada da Fama surgiu por causa de uma cliente do local, que sempre respondia que estava na “calçada da fama”, quando estava no estabelecimento e alguém ligava querendo saber onde  se  encontrava,  isso porque o ponto comercial é situado atrás do prédio, que na época, funcionava uma  Faculdade chamada Fama, e que atualmente funciona a faculdade Pitágoras. O nome pegou e a proprietária acabou por “batizar” o estabelecimento de Calçada da Fama.

Tipo de serviço prestado: É um bar que oferece petiscos e música ao vivo: MPB, pop e rock, todas as sextas.

Idade do estabelecimento: O bar Calçada da Fama tem sete anos de funcionamento.

Público: Todos os públicos, o bar é bem diversificado conta com clientes jovens, e adultos, a presença de Casais com filhos também é comum.

Redes sociais: A divulgação é feita no próprio Facebook dos proprietários, Bar Calçada da Fama (Página no Facebook).

Endereço: Rua Simplício Moreira, 2037 B, 65901490, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: Abre de terça a domingo das 16 horas às 2 horas.

Contato: (99) 99179-9029/ 99135-0911

 

  1. Bodega

História do nome: O nome Bodega foi uma ideia da proprietária Keli Freitas. Ela queria algo bem popular, simples e que representasse o Nordeste, então teve a ideia de colocar o nome Bodega por lembrar da expressão: “Vai lá naquela bodega que lá tem tudo”.  O local mudou de endereço três vezes, sempre para um local maior que o anterior, mas o nome continua Bodega.

Tipo de serviço prestado: Começou como ponto de conveniência e se transformou em casa de show, com estilos musicais como: sertanejo, suingueira, pagode e forró.

Idade do estabelecimento: A Bodega tem um ano existência.

Público: O local tem uma clientela variada que vai desde jovens a senhores de 60 anos.

Redes sociais: Instagram @bodegagalpao

Endereço: Posto 10 – Bacuri, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: De quarta a segunda das 18 horas às 2 horas.

Contato: 99172-6122

 

  1. Estrongondogo 

História do nome: A dona Marucélia Santos Moraes Santos  conta que o nome surgiu no auge do som automotivo, em 2007. O nome faz referência ao som graves e altura do volume do carro automotivo que ela possuía. Os amigos diziam que aquele som “estrongondava” e como na época cada carro automotivo tinha sua identidade, ela “batizou” o dela de Estrongondogo. Com o passar do tempo o seu estabelecimento pegou o apelido, que hoje é o nome oficial do local.

Tipo serviço prestado: Serviço automotivo, auto-mecânica de automóveis de médio e pequeno porte.

Idade do estabelecimento: O local tem quatro anos de funcionamento.

Público: Tem clientes de todas as idades, jovens, adultos e idosos.

Redes sociais: Página no Facebook Baximmecânico.

Endereço: Rua Albano nº 736 Entroncamento, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: Funciona das 8 horas às 18 horas, de segunda a sexta.

Contato: 98126-2970

 

  1. Depósito do Pirata 

História do nome: A proprietária Brenda Hêrenio conta que teve a ideia de colocar o nome do seu empreendimento como Depósito do Pirata quando visitou Fortaleza. Ela lembra que lá tem o Bar Pirata e que achou muito interessante o ambiente, porque era todo temático, até os garçons trabalhavam a caráter. A partir disso a empresária viu uma chance de montar seu próprio negócio. A princípio era somente um depósito de bebidas, hoje funciona como bar também.

Tipo serviço prestado: É um bar e depósito de bebidas alcóolicas

Idade do estabelecimento: O empreendimento tem menos de um ano de funcionamento em Imperatriz.

Público: A proprietária conta que o ambiente é mais voltado para um público jovem, por conta da caracterização do estabelecimento.

Redes sociais: Depósito do Pirata (Página no Facebook)

Endereço: Centro, localizado na Rua Barão do Rio Branco entre Coronel Manoel Bandeira e a Godofredo Viana, Imperatriz – MA, 65900-430.

Horário de funcionamento: De domingo a domingo, atendimento 24 horas.

Contato: (99) 98121-1554

 

  1. Barfômetro

História do nome: O estabelecimento tem esse nome porque ao passar por uma blitz da polícia Federal o casal de proprietários, Flávio Lima, 39, e Jessica Lima, 27, tiveram que fazer o teste do bafômetro. Dessa experiência surgiu a ideia de fazer o trocadilho, juntando o nome bar com bafômetro. A junção das palavras se tornou o nome do negócio do casal.

Tipo serviço prestado: O Barfômetro é um bar e restaurante que oferece música ao vivo de estilos variados como: sertanejo, forró, MPB, pagode, samba e pop rock.

Idade do estabelecimento: O estabelecimento foi inaugurado no dia 26 de agosto deste ano.

Público: Os clientes são: jovens, adultos e famílias.

Redes sociais: Barfômetro Itz no facebook e @barfometro_itz no instagram

Endereço: Rua Urbano Santos, nº 144 na Beira Rio, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: De terça a segunda das 18 horas às 2 horas.

  1. 1 Lero Lero Conveniência

História do nome: Everaldo da Silva, dono do estabelecimento, conta que o local é um ambiente onde as pessoas vão para “bater um papo, trocar uma ideia, jogar conversa  fora”. Por isso ele colocou o nome Lero Lero Conveniência.

Tipo serviço prestado: Lero Lero é um bar.

Idade do estabelecimento: O local tem cinco meses de existência.

Público: Os clientes são jovens.

Redes sociais: Lero Lero Conveniência no facebook e @leroleroconveniencia no instagram.

Endereço: Av. Beira Rio – Beira Rio, Imperatriz – MA.

Horário de funcionamento: De quarta a domingo a partir das 18 horas às 2 horas.