Concurso de redação promove conscientização sobre violência contra mulher

Concurso de redação é atividade do movimento

Por Lara Castro 

Concurso de redação e vídeo reels são uma das atividades do movimento 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. O objetivo é instigar os estudantes ao debate sobre a prevenção da violência contra a mulher. O concurso é direcionado aos alunos do 8º ano das escolas municipais e a submissão dos trabalhos podem ser feitos até o dia 14 de novembro.

O movimento dos 21 dias criado pelo Conselho Nacional de Justiça busca conscientizar a sociedade sobre o tema. Em entrevista concedida à imprensa, a promotora de justiça, Gabriele Gadelha, disse que essa iniciativa incentiva novos talentos. “Estimula o desenvolvimento de atividades pedagógicas de discussão, reflexão e escrita nas escolas, utilizando-se do espaço, que além de ser formador de perfil social, alcança toda a comunidade.”, ressaltou a promotora. 

A ação é promovida pela 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de Imperatriz, como parte das atividades do Projeto Mermãs Digitais e do Ministério Público do Maranhão nas Escolas. Os alunos que participarem do concurso podem escolher entre três temas para escrever: Desafios da igualdade de gênero no ambiente de trabalho”, “Empoderamento feminino e cultura” e “Superando estereótipos e empoderamento feminino e educação: capacitando futuras líderes”. 

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, conta sobre o impacto do projeto. “Vai proporcionar que os nossos alunos tenham uma visão sobre o que configura agressão contra mulheres, as práticas de produções de textos e como podemos trabalhar para evitar essas situações em nossa sociedade”, comenta. 

O 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher começa em 20 de novembro, integrado aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Doméstica, que se inicia no dia 25 de novembro como parte do movimento internacional.  

Para mais informações sobre o concurso, acesse o site https://www.even3.com.br/concursonasescolas/.