Como publicar o seu primeiro livro, palestra com o escritor João Marcos

 

Por: Laís Santana

O jornalista e escritor João Marcos palestrou na 18° edição do Salão do Livro em Imperatriz (Salimp),  sobre ‘como publicar o seu primeiro livro’, apresentando as principais dicas e mostrando quais foram as suas maiores dificuldades como escritor iniciante para publicar seu primeiro livro.

“Nessa palestra eu trouxe toda a minha experiência no mercado editorial independente, como tudo começou, quais perrengues eu passei, como um escritor iniciante poderia, passo a passo, entrar no mercado começando com publicações menores até publicações maiores que é o livro”, afirmou o escritor João Marcos. 

O escritor  falou sobre a principal empecilho para a publicação do primeiro livro físico. “A maior dificuldade para publicar é o financeiro, se você optar por um livro físico a impressão do livro é muito cara, porém existem formas de publicações gratuitas como no site da Amazon, mas muitos escritores, assim como eu, creio que gostam de ter o livro físico”.

Também apresentou a importância de abraçar as oportunidades para o reconhecimento do escritor no mercado de trabalho. “Existem muitas oportunidades que vocês podem aproveitar para que vocês possam construir o público aos poucos e também estar atentos a essas oportunidades, como por exemplo, publicações em jornais, publicação em revistas e editais de fomento”.

João Marcos começou a escrever muito cedo e com 13 anos concluiu seu primeiro livro. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, o que o ajudou a melhorar a sua escrita e técnicas. Nesta sua vivência no jornalismo, escreveu o livro-reportagem “À Sombra da Gameleira”, que conta a história da cidade onde vive atualmente. Além disso, já teve contos publicados em um jornal da sua cidade natal.

No campo da ficção, participa com o conto “Ninfas de Lama” na antologia Arrependa-se (2019) e “Cidade dos Mortos” no livro Prenúncio do Medo: Morte (2020) e organizou a antologia A Maldição do Tesouro (2021) da Peculiar Editora. Em breve lançará o primeiro livro de uma trilogia, intitulado de “O Círculo de Fogo”. É produtor de conteúdo digital no Instagram e semanalmente promove debates sobre livros, mídias e cultura. 

O Salimp ocorre entre os dias 08 a 16 de outubro. O centro de convenções fica localizado na rua Hermes da Fonseca – Centro. Para mais informações acesse o site salimp.com.br