Como as escolas de educação infantil tem tomado medidas para evitar o abuso infantil em Imperatriz

Por; Jacqueline Nascimento

O abuso sexual de crianças e adolescentes na maioria das vezes é cometido por uma pessoa próxima a vítima, como um parente. Em média 320 crianças e adolescentes são exploradas sexualmente a cada 24 horas no Brasil. Instituições de ensino tem aderido formas para prevenir e ensinar as crianças desde de pequenas a nominar partes do corpo e reconhecer a diferença entre toque e carinho.

Para isso, a escola de educação infantil EMEI Edelvira Marques localizada no bairro planalto II, tem sido referência no assunto adotando medidas para evitar a exploração sexual de crianças, a escola promove palestras e reuniões para conscientizar e ajudar o diálogo dos pais com as crianças sobre o respectivo assunto.

Durante a entrevista realizada com a professora Poliana Kelly Diniz Lima o centro educacional promove palestras e brincadeiras que envolvam as crianças e os pais para uma melhor compreensão do assunto, segundo ela os educadores da escola também recebem treinamento específico para abordar o assunto dentro da sala de aula e juntos como um todo tornar a escola um ambiente acolhedor.

Poliana também afirma que a escola tem investido em tornar o lugar  um ambiente seguro e acolhendo já que por sua vez as crianças vêm a escola como uma segunda casa se sentindo seguros para compartilhar muito mais que ensinamentos.

Os ensinamentos passados na escola refletem em casa, tornando-se nítido os ensinamentos passados em sala de aula, garante Ritalene Gomes mãe de um aluno da escola EMEI Edelvira Marques, segundo relatos de Ritalene o assunto tem sido bem trabalhado na escola já que os educadores adotaram uma forma lúdica para falar de um assunto tão delicado e que ao mesmo tempo é tão importante.

Poliana Kelly afirma que a  escola e os pais têm um papel crucial na formação na formação das crianças sendo fundamental os mesmos andarem de mãos dadas para um melhor desenvolvimento e assim garantir a proteção de crianças e adolescentes.

18 de maio dia nacional do combate ao abuso.