Imperatriz recebe R$ 33 mi do PAC para obras de infraestrutura e saneamento básico

Eduarda Anchieta

Governador Carlos Brandão participou do lançamento do edital Seleções do Novo PAC (Foto: Rodrigo Ribeiro)

O novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é um conjunto de medidas, promovido pelo Governo Federal, destinadas a aumentar e acelerar o investimento público em infraestrutura. Para o município de Imperatriz, o investimento disponibilizado soma mais de 33 milhões. A Prefeitura pretende investir o valor em obras estruturantes nos serviços de saneamento básico e na malha viária da cidade, com obras iniciadas no primeiro e finalizadas no segundo semestre de 2024 e já contam com um Plano de Contingência para ocorrências ou imprevisões burocráticas.

De acordo com a assessoria do Órgão, a Sinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) está com o processo licitatório aberto para as empresas de engenharia e as obras do primeiro bloco já estão sendo encaminhadas.

As obras realizadas pela primeira fase do Programa, em 2019, vão ser complementadas com essa nova aplicação na infraestrutura, com objetivo de ampliar o acesso à serviços de captação, tratamento de esgoto e distribuição de água, além da pavimentação de vias.

As obras vão se manter no bairro Grande Vila Nova, os equipamentos construídos pelo PAC serão instalados nesta região, mas gradativamente deve alcançar outros bairros, no sentido do Recanto Universitário. E bairros como o Jardim São Luís, Vila Airton Senna e Jardim Oriental, também vão ser beneficiados. A Prefeitura afirma que a cidade, por inteiro, será favorecida pois estará recebendo melhorias em todo o sistema de saneamento básico.

O bairro Grande Vila Nova foi delimitado a partir de uma análise, levantada pelos técnicos da Sinfra. A região foi escolhida por ter um baixo alcance dos serviços operados pela CAEMA. Segundo informações da assessoria, após a vistoria feita, a Prefeitura informou que o local não porta equipamentos de tratamento, ou de elevação de esgoto, e que a única operação de distribuição de água é o sistema de drenagem, disponibilizado pelas obras anteriores.

As atividades do PAC visam atender outras regiões, como a do Aeroporto Nacional Prefeito Renato Cortez Moreira, que têm registrado problemas no escoamento de águas pluviais. As obras pretendem prevenir futuras complicações de drenagem e abastecimento de água e garantir a segurança operacional das aeronaves e passageiros.

A partir de referências da assessoria, os próximos bairros permanecem no planejamento entre os técnicos da Sinfra. Esses locais devem contemplar os serviços de saneamento básico, em breve, cumprindo as metas da legislação atual.

Leia mais em: https://imperatriznoticias.ufma.br/prefeitura-promete-melhora-no-aparecimento-persistente-de-buracos-na-cidade/