Colóquio integrado reúne pesquisadores e estudantes para debater gestão na educação

Por Camyle Macatrão

Nos dias 4 e 5 de dezembro, foi realizada a 3ª edição do Colóquio de Gestão em Educação e a 2ª edição do Colóquio de Gestão Escolar. Neste ano, os eventos foram integrados em uma única programação, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Estado e Democracia (Neped), o colóquio reuniu professores, estudantes , pesquisadores de diversas licenciaturas e a comunidade. 

O encontro teve como foco principal a gestão de sistemas educacionais e a gestão escolar, contando com a participação de pesquisadores renomados, como o professor Dr. Carlos Dublante, da Ufma (campus São Luís), e a professora Dr. Maria Edilene Ribeiro, da Universidade Federal do Pará. A proposta, segundo o professor universitário Hugo Lima, um dos idealizadores do projeto, foi “unificar o debate em gestão e práticas educativas para os alunos e para a comunidade”.

Dados do Censo Escolar 2024, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revelam que o Brasil possui cerca de 190.623 gestores nas escolas de educação básica, sendo 91% graduados em alguma licenciatura. No entanto, a formação continuada ainda é um desafio: apenas uma parcela reduzida desses profissionais participa de cursos voltados à gestão escolar. Para o professor Izaias Felix, co-organizador do evento, iniciativas como essa são essenciais, pois “a ciência se constrói no diálogo de pares, entre o pesquisador, o objeto e o que se vive; é uma construção dialética do que é ser professor nesse Brasil e no mundo”.

Organizado pelos estudantes do sétimo período de Pedagogia da Uemasul, em parceria com o NEPED, o evento propôs um exercício prático de gestão, desafiando os graduandos a planejar e executar todas as etapas da programação. “Eles não são meros espectadores desse processo; ao contrário, são sujeitos que pensam e executam. Isso é protagonismo estudantil”, afirma o professor Antonio Ferreira, líder do núcleo. Para a estudante Raiany Diniz, responsável pela equipe de divulgação, a experiência amplia a sua  compreensão sobre o tema: “Além de ser discutido nas palestras, a gente de fato vive a gestão. Isso nos incentiva e nos faz pensar em uma gestão reflexiva e crítica”.

Ao todo, o evento registrou mais de 160 inscrições e recebeu diversos trabalhos, que em breve serão reunidos em um e-book digital. A iniciativa reforça o compromisso de levar debates teóricos para além dos muros da universidade, fortalecendo o engajamento entre estudantes, professores e comunidade na construção coletiva da educação imperatrizense.