Baner divulgação, site:https://www.maioamarelo.com/

Em 2019, “No trânsito, o sentido é vida”, foi escolhido como tema para o Movimento Maio Amarelo, que é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e visa educar as pessoas para a promoção de um trânsito mais seguro. Segundo a diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o Departamento de Trânsito se firma nesse tema e trabalha constantemente para conscientizar a sociedade sobre a segurança viária. Durante o período da campanha as ações serão intensificadas nas cidades.

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A escolha da cor é que o amarelo simboliza atenção e a sinalização e advertência no trânsito.

“Durante o mês de maio realizamos ações diárias voltadas, para todos os públicos, e inspiradas no tema da campanha. O mais importante de tudo: as atividades são feitas em parceria. A sociedade civil e o poder público se unem para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de valorizar a vida e reduzir os acidentes de trânsito”, ressalta a coordenadora do Detran-MA, Rositânia Farias, que foi a escolhida pelo terceiro ano consecutivo como representante da campanha.

Fonte: Agência de notícias Maranhão de Todos Nós