Estacionar em fila dupla lidera o número de infrações em Imperatriz

A maior infração cometida no trânsito que lidera o número de atuações em Imperatriz é estacionar em fila dupla, de acordo com Departamento Estadual de trânsito do Maranhão (Detran/MA).

Somente neste ano foram 1.918 mil infrações registradas na cidade, destas 292 estão relacionados a estacionar em fila dupla, ou seja, 15,22% do total. A segunda maior infração cometida pelos imperatrizenses é o não registro do veiculo quando o mesmo é transferido de proprietário, com 292 casos. No entanto o estacionamento irregular em vias de sentido único continua sendo o líder de infrações em imperatriz.

Estacionar em fila dupla é uma infração de trânsito grave podendo gerar cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23. (Foto: Edmara Silva)

No primeiro trimestre do ano de 2018 houveram 11.712 casos registrados de desobediência as normas do trânsito. Destas, 1.539 casos eram de estacionamento em fila dupla. No total o Detran registrou 29.663 multas aplicadas em 2018 na cidade de Imperatriz e 4.428 correspondem aos condutores que paravam em fila dupla.

Ocorreu uma diminuição no índice de punições e infrações acometidas nas ruas de Imperatriz entre os primeiros meses do ano de 2018 e os três primeiros de 2019, mas estacionar ou parar ao lado de outro veiculo em fila dupla se tornou uma prática comum. Porém há sérios problemas em praticar esta imprudência, além desta atitude atrapalhar o trânsito, aumenta o risco de acidentes.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) esta é considerada uma infração grave, na qual gera uma multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e pode provocar remoção do veículo.