Chuva deixa principais ruas de Davinopólis intrafegáveis

Texto e foto por Thays Gabrielle

Rua Duque de Caxias próximo a quadra poliesportiva

Durante o período chuvoso iniciado em março, algumas ruas da cidade de Davinópolis que fica a 658,8 km da capital, ficam intrafegáveis. Neste ano não foi diferente, ruas principais como a Duque de Caxias, próxima a quadra poliesportiva da cidade, São Joaquim, Benjamin Constante, José Bonifácio entre outras, ficaram intrafegáveis, dificultando o trânsito dos moradores. Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Centro e Santo Antônio.

O secretário de Infraestrutura Madson Sipaúba, conta que várias medidas estão sendo tomadas, mas que estão possuindo dificuldades para extrair o material adequado para solucionar esses problemas. Questionado sobre quais medidas foram tomadas para reverter a situação, ele afirma que foram feitas ” limpeza de ruas, limpeza de sarjetas, limpeza geral dos córregos e bueiros”, de acordo com ele, essas foram as principais ações.

O estado em que as ruas ficaram motivou alguns moradores a utilizarem as redes sociais como o Facebook para denunciar a situação das ruas e cobrar alguma posição do setor público responsável. A manicure Edivana Neves, moradora da cidade há 26 anos, conta que a situação da rua Dorgival, no centro da cidade, é precária e isso dificulta o acesso das suas clientes, “se todos nós se unissem  para reivindicar os nossos direitos a cidade de Davinopólis não estaria abandonada, pois só um não faz a diferença”, pontua a manicure Edivana Neves.

A situação de algumas ruas do centro da cidade piora por causa dos alagamentos, porque não possuem asfalto, e ficam cobertas de lama e buracos, a cidade também não conta com rede de tratamento de esgoto. O secretário Madson, diz que, “na primeira oportunidade todos esses problemas advindos das fortes chuvas serão resolvidos, pois já está no cronograma de obras”. Em breve a rua Tancredo Neves e Rua Dorgival serão pavimentadas com bloquetes, pontuou o secretário Madson Sipaúba.

Conscientização

É importante destacar algumas atitudes que podem ser tomadas pela população davinopolitana  para evitar o acumulo de dejetos e assim contribuir para o não alagamento que afeta não apenas as ruas, mas que as vezes chega  adentrar a casa do cidadão. Atitudes como o descarte correto dos lixos e de materiais volumosos, contribuem para diminuição dessas problemáticas.