Texto: Aline Castro e Caroline Duarte

Fotos: Aline Castro e Caroline Duarte

 

Já se deparou com uma casa diferente enquanto andava na rua e ficou imaginando qual seria história por trás de sua arquitetura?  Apesar dos seus 166 anos, Imperatriz é uma cidade que está em constante mudança urbana, sendo assim ainda mais difícil conservar construções que são consideradas históricas ou diferentes. Assim, se deparar com uma casa antiga ou histórica se torna uma raridade. Por essa razão o Imperatriz notícias listou  8 casas que chamam atenção em bairros distintos da cidade, de diferentes tamanhos, estilos, formas e conexões, a maioria delas tem como fator comum que os donos procuraram ser fiéis às suas origens, dando um toque ainda mais pessoal na moradia. Para escolher as casas utilizamos os critérios de analisar a arquitetura das residências e alguns padrões que não são muito comuns na cidade, como por exemplo,  muros baixos, muitas sacadas, entre outras coisas. Confira a lista:

Mansão com arquitetura italiana 

A arquitetura italiana serviu de inspiração para o projeto desta casa, construída em meados dos anos 80 por descendentes de italianos que na época tiveram como Imperatriz seu lar por alguns anos. A residência continua com a sua estrutura original, mesmo com a mudança de proprietários. Com mais de 20 cômodos internos, conta também com piscina e vários terraços e escadas em seu exterior. No interior da casa,  portas, janelas e a escadaria foram trazidos da Itália para compor a estrutura, além do piso de mármore que também é italiano. A proprietária Fabiana Boechat, 37 anos conta que um dos charmes da casa é justamente não ter uma estrutura tão comum das casas aqui no Brasil.

Localização: Rua Minas Gerais, no Bairro Três Poderes

 

 

 

Muro baixo e flores 

Construída no ano de 1984, a residência é de uma família natural de Imperatriz. A estrutura chama atenção por seu muro baixo, em alguns pontos com formatos de “meia-lua” enfeitadas de flores, o interior com portas e detalhes em madeira. A casa desde sua construção não obteve nenhuma reforma significativa que modificasse a construção original. Luís Fernando Vargas, 64 anos, atual proprietário, destaca que não há interesse algum em modificar a casa e que mesmo com essa modernização das casas não vê nenhuma vantagem em morar em uma casa com muros altos. Vargas, conta com ajuda de 8 cachorros para a segurança da residência.

Localização: Rua Rio de Janeiro com Bernardo Sayão em frente o 50º Bis .

 

Com pedras e sacada 

As paredes de pedra ao redor da casa além da sacada que pode ser vista facilmente, marcam e chama a atenção de quem por ali passam. Construída no ano de 1980, a residência ainda possui a arquitetura da época assim como os moradores que projetaram a casa. A sacada foi pensada com o intuito de embelezar e diferenciar a residência, que na época não existiam muitas estruturas desse tipo na cidade. Dona Margarete Farias, 58 anos, deu a idéia junto com o marido que é engenheiro civil.

Localização:  Rua Maranhão com Tamandaré, bairro Bacuri

 

 

 

 

Casa XV de Novembro 

Quem passa em frente dessa casa não deixa de notar sua arquitetura no mínimo excêntrica. A residência foi construída em meados dos anos 80 e já foi um orfanato nos anos 90. Atualmente apenas o caseiro cuida do local, já que os proprietários estão morando em outro país.A casa com característica rústica chama a atenção pelo modelo da construção. A fachada construída a base de pedras e com enormes janelas redondas e conta com mais de 15 cômodos, entre eles uma aréa externa com vista para o rio Tocantins.

Localização:  Av. XV de Novembro, nº 778 em frente ao hospital Unimed, bairro Beira Rio.

 

 

 

Gesso e Mármore 

A casa de arquitetura antiga possui muitos elementos em mármore e gesso. Seu Francisco Farias, atual morador da residência, explica a predominância desses elementos com fato do  proprietário da casa possuir uma marmoraria. A casa possui mais de dez cômodos, entre eles, cinco suítes, duas salas, duas cozinhas e piscina, além de duas sacadas em detalhes em gesso e é claro, mármore. Alguns elementos do antigo morador e proprietário ainda permanecem na casa como um quarto onde era dedicado a um espaço de oração com um altar de mármore.

Localização: Rua Pernambuco, entre Hermes da Fonseca e Bom futuro,  Centro.

 

 

 

 

Castelinho

O estilo e gosto pessoal dos moradores de uma casa são descobertos desde o seu exterior. Esta casa logo nos chama atenção pela sua fachada. Uma forma de “mini-castelo” de muros baixos, com portões e detalhes em ferro, ela encanta à primeira vista. Uma casa grande com terraço e primeiro andar, alguns ambientes aberto, com portas de madeira,e detalhes em gesso na sacada. Construída em 1984, a casa da Família Rosa foi pensado e construído pensando na comodidade e bem estar da família. Possui mais de quinze cômodos, entre eles, seis suítes, duas salas, uma cozinha, uma sala de jantar, na parte externa tem a piscina e campo de futebol.

Localização: Rua Pará, entre Av. São Paulo e rua Fortunato Bandeira , bairro Centro

Muro baixo de pedra 

A cozinheira Paula Aparecida conta que a casa foi construída no final dos anos 70, ela e sua família moram na residência há 10 anos e revela que fez poucas reformas na casa. Antes, não havia muros nas laterais da residência e eles preferiram colocar por questão de privacidade. Ao ser perguntada se há alguma intenção de a casa ser modificada, sobretudo a fachada, Paula  afirma prontamente que não há cogitações e que se ao menos sugerir o seu pai, Antônio Oliveira ele “até infarta”.

Localização: Rua Frei Epifânio, bairro Vila Nova

 

Escola Antiga 

A casa foi construída no final da década de 70, no ano de 1979. Antes era uma serralheria, foi vendida e reformada e preserva a mesma estrutura até hoje. Segundo a vizinha Maria do Rosário que mora na rua há quase cinquenta anos, a casa já foi alugada diversas vezes e já foi espaço para uma escola, clínica médica e gravadora. A residência possui mais de dez cômodos, entre eles quatro suítes e duas salas de estar.

Localização: Rua Bom Futuro, entre Ceará e Rio Grande do Norte, bairro Centro