Campanha de vacinação contra a gripe continua em Imperatriz

Foto: Arquivo pessoal

No dia 31 de maio encerrou o período de campanha de vacinação conta o vírus da influenza (gripe), mas, se você deixou ou esqueceu de ir se vacinar você deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro e zona rural para receber a imunização.

Mesmo que o período da campanha tenha finalizado, a vacinação contra a gripe continua para o público prioritário como as crianças menores de seis anos, que irão tomar a segunda dose da vacina já que elas iniciaram a imunização contra a influenza, a vacinação foi ampliada também para toda a população.

Segundo a responsável técnica de imunização do município, Maria do Perpetuo Socorro Ribeiro, a vacina estará disponível para o público enquanto durar o estoque nas Unidades Básicas de Saúde.

“A vacinação é importante porque ajuda a imunizar as pessoas e combater três tipos de vírus do H1N1, influenza A e influenza B que são circulantes nesse período de verão”, afirmou ela.

Ainda como informou Socorro o público alvo a ser vacinado não foi completamente atingido, faltando os pacientes crônicos e as mulheres puérperas, ou seja, as que deram à luz há pouco tempo, mas que a campanha alcançou 90% do público previsto.

A meta do Município este ano foi de imunizar 66.800 pessoas de grupos prioritários, Idosos 20.587, Crianças 23.662, Trabalhadores 9.038, Gestantes 3.671, Puérperas 603, Professores 2.966, Grupos com comorbidade crônica – em média 3.120 pessoas.

Neste ano foram disponibilizadas nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) 300 milhões de doses das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação, conforme ministério da saúde.