Atendimento médico em domicílio alcançou 586 pessoas em Imperatriz

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ fb_built=”1″ _i=”0″ _address=”0″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” _i=”0″ _address=”0.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” _i=”0″ _address=”0.0.0″ custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.29.1″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ _i=”0″ _address=”0.0.0.0″]

Pacientes de média e alta complexidade são retirados dos hospitais e passam a receber atendimento em casa

Imperatriz foi uma das três cidades do Maranhão que tiveram seus agentes capacitados para a continuidade do programa.

O programa “Melhor em Casa: a segurança do hospital no conforto do seu lar”, do Governo Federal, funciona desde julho 2012 em Imperatriz e atende pacientes de média e alta complexidade em domicílio. De janeiro até agosto, foram 586 pessoas atendidas pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Até agora, neste mês de setembro, 81 pacientes recebem cuidados especiais em suas casas, com acompanhamento de acordo com a sua necessidade.

Para a coordenadora do SAD de Imperatriz, Nilcelete dos Santos Vieira, o programa é bom tanto para o paciente quanto para o Estado. “O paciente estando em casa, melhora muito mais rápido o quadro dele, por estar amparado pela família. Para o hospital também é mais econômico, por conta das diárias gastas por cada leito, além de diminuir o risco de infecção hospitalar,” esclarece.

Nilcelete dos Santos Vieira está na coordenação do programa desde o ano de 2017.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) tem cobertura de 100% da área do município e conta com três equipes para atendimento, com enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistente social, entre outros profissionais. Funciona de domingo a domingo, além de feriados, de 7 às 19 horas.

O avô de Roberta Fernandes da Costa recebe o atendimento desde abril deste ano e segundo ela, o estado de saúde dele tem melhorado de forma considerável. “Meu avô tem 89 anos, ele teve uma trombose, ficou sem circulação e acabou criando uma ferida muito grande. A equipe vai todos os dias, ele é muito bem atendido. E só de estar perto da família, no aconchego do lar, ele se sente melhor,” afirma.

Abaixo está a tabela mostrando o desempenho do projeto aqui na cidade:

A solicitação para receber o atendimento do SAD pode ser feita por hospitais da cidade, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Postos de Saúde e qualquer pessoa que queira uma avaliação do paciente pode ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica na Av. Getúlio Vargas nº 1813, ao lado do Hotel Ibis ou no telefone (99) 3524-9877.

Quer saber mais sobre o Melhor em Casa? Confira no vídeo:

 

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.29.1″ _i=”1″ _address=”0.0.0.1″][/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.29.1″ locked=”on” _i=”2″ _address=”0.0.0.2″][/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]