Cheesecake, bolo na marmita e festa na caixa: confeitarias burlam crise com criatividade

Texto Lívia Nicolly e Renata Coelho

Fotos Lívia Nicolly, Renata Coelho e acervo dos entrevistados

 

Apesar do cenário negativo devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid- 19), o ramo da confeitaria conseguiu inovar e se manter ativo. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp), que conta atualmente com onze empresas filiadas, a panificação segurou ao máximo as demissões e não deixou de se reinventar. “Mesmo com a crise econômica e social que atingiu nossa cidade, o setor conseguiu minimizar os grandes efeitos colaterais da crise, frente aos demais seguimentos”, afirma a secretária do sindicato Simone Almeida Lima.

Bolo de milho na marmita, com pedaços de goiabada, coco e recheio

Dentro da gastronomia, pratos antigos são revistos e remodelados com criatividade e frequência. Em Imperatriz, docerias recriam versões de bolos e doces clássicos.  A releitura funciona assim: aquele bolo ou doce que já não chama tanto a atenção do consumidor é aperfeiçoado. Assim, ganha novo status e reconquista o público.

A empreendedora Cleziane Andrade Pereira, de 26 anos, proprietária da doceria Divino Doce, está sempre incluindo novidades no cardápio. Uma das mais recentes é a coxinha doce. Trata-se de uma releitura do salgadinho popular, a coxinha, que nesse caso é feita com uma massa de brigadeiro envolvendo um morango.  Cleziane, também trouxe de volta uma receita bastante tradicional do período junino, o bolo de milho. “Fizemos uma ação de São João e eu resolvi fazer um bolo de milho. Como não trabalho com bolos grandes, fiz na marmita, em porção individual e acrescentei pedaços de goiabada e cobertura”, conta.

Devido à crise sanitária causada pelo coronavírus, o número de pessoas que estão abrindo o seu próprio negócio vem aumentando, em 2020, de acordo com Portal do Empreendedor, o número de empreendedores cresceu cerca de 13,23% no Brasil. Já o Maranhão se destacou com um crescimento de 16,68%.  A culinária é o ramo mais buscado nesse momento, estimam que em 2021 o aumento de investidores nesse ramo da confeitaria tenha aumentado cerca de 20%, segundo dados do relatório executivo Global Entrepreneurship (GEM).

Tendências gourmet

 Para se manter no mercado a criatividade é um fator crucial. Remodelar receitas antigas, trazer novos sabores e formatos virou uma tendência e uma forma de conquistar o público.  Um exemplo disso é a cheesecake, que literalmente, quer dizer “bolo de queijo”, ainda que a atual versão da sobremesa lembre mais uma torta do que um bolo propriamente dito.

A versão moderna da receita surgiu por volta de 1880. Inventada pelos americanos e remodelada em diversas receitas, essa sobremesa é composta geralmente por uma base de bolacha, recheio à base de queijo, creme, ovos, e cobertura de frutas. “A queridinha do momento é a cheesecake de frutas vermelhas. Elas fazem um grande sucesso na cidade”, diz a auxiliar administrativa na doceria Nina Patisserie Elizângela Fernandes.

Novas formas de comemorar

As festas online se tornaram uma nova realidade, com isso muitas empresas, também se adaptaram para oferecer soluções criativas para quem quer comemorar com os amigos ou familiares mesmo a distância. A festa na caixa se destacou nos cardápios, podendo conter brownie, pão delícia, biscoitos caseiros, bombons entre outras opções que o cliente pode escolher para montar o seu kit.

“Vi no isolamento uma dificuldade para manter minhas vendas e logo decide procurar formas para me reinventar, foi quando descobri que a festa na caixa estava em alta e comecei a fazer”, contou a professora de confeitaria e cake designer Simone Brandão.

A cake designer, também buscou nas redes sociais ensinar suas alunas de forma on-line através de lives gratuitas em suas redes sociais e também cursos on-line como monitoria, por meio de aplicativo de mensagens, “muita gente me procurou pedindo ajuda e acabei dando dicas para minhas alunas que também buscavam se reinventar”, afirmou Simone.