Santo Antônio realiza sonho de casamento e ainda doa as alianças em paróquia de Imperatriz

Texto e fotos Sarah Dantas

Santo Antonio não é apenas o santo casamenteiro, em Imperatriz ele ajuda os casais nos custos da cerimônia patrocinando as alianças do enlace. Na Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Imperatriz- Ma, entre as festividades previstas para marcar o dia na entidade, está o sorteio de um par de alianças e a celebração da cerimonia. O (a) sortudo (a) irá encontrá-las escondidas em um pedaço de bolo da “sorte” no Dia dos Namorados.

O famoso Santo Casamenteiro, Santo Antônio de Pádua
O famoso Santo Casamenteiro, Santo Antônio de Pádua

A proposta de contribuir com aqueles que desejam casar é uma tradição no festejo que este ano chega a 35ª edição. De acordo com a coordenadora, a ideia é dar continuidade a uma tradição que envolve o nome do santo. Conhecido como o santo casamenteiro, diz a história que Santo Antônio recebeu essa fama depois que uma moça ter lhe dedicado orações pedindo ajuda na realização do seu matrimônio. Sem condições financeiras para arcar com as despesas da cerimônia ela decidiu recorrer ao Santo. Depois de dias de intensa oração, a jovem recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu a realização do seu casamento. Desde então aqueles que desejam casar, encontrar um namorado e/ou marido, recorrem a ele.

A aliança será escondida em um bolo que será divido em mil pedaços. Em uma das fatias estarão as alianças, nos outros pedaços de bolo os fiéis vão encontrar medalhas de Santo Antônio benzidas pelo Padre Gildácio Bulhoes.

Tanto o par de alianças quanto o bolo são patrocinados pelos paroquianos. A coordenação do evento tem objetivo de reunir toda a comunidade que acredita no amor e na fé em Santo Antônio. “Nosso intuito é de oferecer as alianças a jovens, solteiros, casados, quem seja. Mas que a cerimônia do casamento, o par de alianças simbolize um grande amor”, afirma a coordenadora do festejo e da realização das vendas de fichas para o bolo da sorte, Silvia Moura.

Alianças que estarão escondidas em um dos mil pedaços de bolo
Alianças que estarão escondidas em um dos mil pedaços de bolo

Mas se mil pedaços parece muito para quem busca a ajuda do santo, há quem não desanime. O paroquiano Igor Henrique Silva participa todos os anos e diz que não perdeu a esperança. Ele garante que mesmo quem não encontra os anéis diverte-se bastante no festejo. ” As alianças têm se tornado um entretenimento entre os fieis da igreja. O fato chama a atenção por apresentar uma dinâmica diferente e divertida, mas o mais importante é a confraternização”, comenta.

Para quem desejar participar da oportunidade de ganhar as alianças, o bolo será vendido no dia 12 de junho, no período do Festejo da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, que acontece entre os dias 1 e 13 de junho. As fichas custam R$ 2,00 e não há limite de compras. A Igreja fica na Rua Ceará, 1.235, bairro Nova Imperatriz.