Ratrans anuncia novos ônibus com ar condicionado para Imperatriz

Texto e fotos de Laís Gomes

A Ratrans (Rio Anil Transporte e Logística LTDA), empresa responsável pelos coletivos públicos da cidade, anunciou que vai colocar novos carros com ar condicionado para rodar em Imperatriz. Os três coletivos com ar condicionado têm data prevista para chegar: no segundo semestre de 2018. Atualmente, apenas 5 dos 39 ônibus ativos possuem ar condicionado, 34 ainda não possuem recurso. Eles são distribuídos para quatro das 15 linhas da Ratrans que circulam na cidade.

As linhas 05 – Santa Rita, 17 – Ouro Verde, 03 – Cafeteira e 04 – Vila Redenção, já possuem coletivos com ar condicionado. A linha 05 – Santa Rita é a única que possui dois ônibus com ar, as demais linhas possuem apenas um. “Preciso ir ao centro constantemente e já que não tenho transporte, vou de coletivo mesmo. Como o Santa Rita tem dois dos novos ônibus, tenho mais chance de pegar os transportes com ar condicionado. Eles são bem melhores que os outros ônibus que eu estava acostumada a usar,” disse a estudante Jéssica Lima.

Mais três ônibus com ar condicionado vão circular em Imperatriz

Existe um critério na escolha dos bairros que terão novos ônibus com ar condicionado. De acordo com o gerente da Ratrans, Odair Francisco, a frota de ônibus é distribuída de acordo com a demanda de cada bairro. “Além da demanda maior, também priorizamos a distância. Os bairros contemplados com os novos transportes são mais distantes. Muitas pessoas que trabalham ou estudam no centro usam ônibus porque moram longe, por isso vamos continuar priorizando os bairros mais distantes. Essa é a ordem que seguimos”, afirmou ele.

O estudante de Jornalismo/UFMA, Marcelo Nunes Sousa Silva, usa o ônibus da linha 17 – Ouro Verde, diariamente. “Apesar de ter apenas um ônibus com ar condicionado para o meu bairro, fico feliz quando pego ele. A cidade é muito quente e os novos coletivos deixam o trajeto diário mais confortável”, comentou o estudante.

O carregamento com novos ônibus teve um atraso, devido um incêndio ocorrido no fim de 2017, na fábrica que produz os transportes da Ratrans. Por este motivo, os coletivos não foram entregues ainda e tiveram data de entrega alterada para outubro. Ainda não foi decidido para quais linhas serão distribuídos os novos veículos, previstos para chegar ainda este ano. “Possivelmente, Sebastião Regis e Itamar Guará serão os bairros escolhidos para receber a nova frota”, completou Francisco.

A Ratrans fechou uma parceria com a prefeitura e vai renovar a frota, em torno de 8% a 10%, anual. Além dos micro ônibus, a nova frota também terá ônibus convencionais, todos equipados com ar condicionado. O gerente ainda afirmou que a empresa pretende renovar todos os coletivos até o fim do mandato do atual prefeito, Assis Ramos.