Que tal atualizar a leitura com dez livros indicados por professores de Jornalismo?

Por Lindiane Sousa

Para aqueles que desejam aprimorar sua formação como jornalista um passo importante é a leitura. Baseado nisso, o Imperatriz Notícias listou, através da sugestão de professores formados em Comunicação Social que lecionam na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os dez livros que eles consideram fundamentais para a formação de um profissional da área. Embora as obras listadas não possam ser encontradas na cidade, elas podem ser adquiridas em sites conhecidos do público, e após uma boa busca, podem ser comprados com preços bastante acessíveis. Confira!

Lista reúne obras básicas para o jornalista
  1. CULTURA DA CONVERGÊNCIA

AUTOR: Henry Jenkins.

INDICADO POR: Marco Antônio Ghelen.

OPINIÃO:Para o professor, “o livro dá um panorama da comunicação mundial contemporânea e suas possibilidades”.

PREÇO: R$ 44,36

1. MANUAL DE JORNALISMO DE DADOS

AUTOR: Gray et.Al.

INDICADO POR: Marco Antônio Ghelen.

OPINIÃO: Segundo o professor, o livro é interessante “por apresentar novas possibilidades jornalísticas com riquezas em investigação e profundidade da reportagem. Feito de forma colaborativa por vários jornalistas”.

ONDE ENCONTRAR? http://www.datajournalismhandbook.org/pt/

1. JORNALISMO DIÁRIO

AUTOR: Ana Estela de Sousa Pinto.

INDICADO POR: Thaisa Bueno.

OPINIÃO: Segundo a professora, o livro é“uma aula de prática jornalística e um guia que esclarece dúvidas básicas sobre onde encontrar as fontes, como tratar o texto, como selecionar os temas, por isso serve de base para quem começa na carreira”.

ONDE ENCONTRAR? Livraria Marcultural

PREÇO: R$ 80,00

1. LINGUAGENS LIQUÍDAS NA ERA DA MOBILIDADE

AUTOR: Lucia Santaela.

INDICADO POR: Thaisa Bueno.

OPINIÃO: Para ela, a obra “é uma discussão sobre as mudanças que a linguagem vem passando e como essas transformações atingem não só o jornalismo, mas outros campos da comunicação. Penso que é um debate aprofundado e esclarecedor sobre diversos campos:cinema, artes, autoria, etc.”.

PREÇO: R$ 38,98

1. MANUAL DE TELEJORNALISMO – O TEXTO NA TV

AUTOR: Vera Íris.

INDICADO POR: Vitor Belém.

OPINIÃO: De acordo com o professor, “a obra explora as especificidades do texto nos telejornais, como diversos exemplos didáticos”.

PREÇO: R$ 40,45

1. SOBRE A TELEVISÃO

AUTOR: Pierre Bourdieu.

INDICADO POR: Vitor Belém.

OPINIÃO: Ele afirma que o livro “traz importantes reflexões sobre o papel do jornalismo na sociedade.”.

ONDE ENCONTRAR? R$31,41(Lojas Americanas)

1. TEORIA DA AGENDA

AUTOR: Max WelMcCombs.

INDICADO POR: Michelle Goulart.

OPINIÃO: Para a professora “este é um livro que deveria ser básico nos cursos de jornalismo porque aborda uma das teorias mais destacáveis e bem sistematizadas sobre meios de comunicação e formação de opinião. O livro reúne diversos estudos e discute o avanço da teoria da agenda desde a década de 60. Fala ainda sobre opinião pública, dialogando com Walter Lippman, comenta.

PREÇO:R$46,80

1. OS ELEMENTOS DO JORNALISMO

AUTOR: Bill Kovach e Tom Rosenstiel.

INDICADO POR: MichelleGoulart.

OPINIÃO: A professora afirma que “este é um livro um pouco mais abrangente que costumo usar na disciplina de ética, mas também pode ser usado em outras disciplinas introdutórias do jornalismo. Ele discute os elementos imprescindíveis da prática jornalística – tais como verdade, checagem, lealdade, independência e etc – o que permite discutir a obra relacionando com o contexto atual do jornalismo brasileiro.

ONDE ENCONTRAR? Saraiva

PREÇO:R$46,80

1. ROTA66

AUTOR: Caco Barcellos.

INDICADO POR: Jordana Fonseca.

OPINIÃO: A professora apresenta o livro como, “uma reportagem incrível que denúncia abusos da polícia e reforça a função social do jornalismo. A narrativa do Caco é envolvente e o texto com muito dados e ao mesmo tempo muito vivo, vamos nos envolvendo com as histórias dos personagens. O livro também ganhou o prêmio Jabuti em 1993″, justifica.

PREÇO:R$36,69

1. TEORIAS DO JORNALISMO

AUTOR: Nelson Traquina.

INDICADO POR: Jordana Fonseca.

OPINIÃO: Segundo a professora, “é um livro elementar para qualquer acadêmico para compreensão teórica do jornalismo. Dá um panorama histórico da profissão e sistematiza os critérios do que define o que é notícia”, encerra.

ONDE ENCONTRAR? Saraiva

PREÇO:R$36,69