Lista ajuda você a escolher a praia mais atraente para o período de veraneio às margens do Rio Tocantins

Texto e fotos de Marlon Moura

 

Com a chegada da temporada de veraneio, o Rio Tocantins se torna o principal ponto de lazer para milhares de pessoas que procuram se desfrutar das águas limpas e mornas deste maravilhoso rio que oferece diversas opções de entretenimento. Após uma pesquisa de campo, com visitas aos locais mais frequentados e entrevistas, foi elaborada uma lista indicando quais os dez pontos mais procurados pelos visitantes, que inclui na sua maioria praias e em seguida clubes náuticos. A colocação na lista não significa dizer que o primeiro da lista, seja melhor que os demais, apenas segue uma ordem sentido ‘rio abaixo’ para que se tenha uma noção de localização.

Barraca já é famosa e tradicional
Barraca já é famosa e tradicional

 

 

1 – Pousada Lyon – Localizada na “ponta da ilha” que divide os estados do Maranhão e do Tocantins, a Pousada Lyon é um complexo de lazer dotado de chalés e apartamentos onde os visitantes podem se hospedar e contar com os serviços de restaurante onde são servidos pratos a base de peixe e tira gostos, além de outros tipos de comidas e bebidas. No período de veraneio surge uma praia a frente da pousada, onde são colocadas barracas para que os visitantes possam se instalar ese desfrutar das águas do Rio Tocantins.

2 – Praia do Urubu – Esta praia apesar de já existir há muito tempo, somente nos últimos cinco anos foi que começou a ser frequentada por um número maior de pessoas. Local de uma extensa faixa de areia, de água rasa e morna, fica localizada a cerca de 20 minutos há uma hora do cais do porto, dependendo do tipo de embarcação que será usada no deslocamento. Na Praia do Urubu os visitantes vão contar com restaurante flutuante, onde é servido como prato principal algumas variedades de peixes. O proprietário do flutuante, o Sr. Pragol, informou que além do cardápio de peixes, também é servido outros tipos de comida, como alguns tipos de carne. Os visitantes também podem levar comidas e bebidas de casa.

3 – Praia do Marlon – Uma das mais belas praias do Rio Tocantins, fica localizada as margens do Estado do Tocantins, logo abaixo da Praia do Urubu. Da Praia do Marlon se tem uma visão privilegiada da cidade de Imperatriz. Uma longa faixa de areia é frequentada principalmente por famílias que vão para acampar nos finais de semana. O local não conta com nenhum tipo de estrutura que possa servir os visitantes, que são obrigados a levar tudo de casa.

4 – Praia do Amor –Localizada às margens do rio do lado do Estado do Tocantins, esta praia fica em cima de um morro, por isso é a primeira que aparece e a última que some, desaparecendo somente quando o rio está cheio. Na Praia do Amor os visitantes contam com os serviços de duas barracas, do Sr. Zé Luís e da Sra. Socorro, em ambas são servidos peixe frito e bebidas. Os peixes mais servidos são tambaqui e caranha.

5 – Praia do Cacau – Esta é a praia mais frequentada de toda a região Tocantina, considerada a “praia de Imperatriz”, recebendo milhares de pessoas aos finais de semana, e durante o período de férias, todos os dias recebe um grande público. A Praia do Cacau é a que fica mais próxima da cidade, com acesso facilitado, servida aos finais de semana com linha de ônibus e táxi, podendo os visitantes têm a opção de ir de outros tipos de transporte e até a pé. Trinta barracas distribuídas logo no início da praia, servem aos visitantes peixe frito, tira gosto e bebidas, além de outras iguarias. Na Praia do Cacau todos os anos durante o período de veraneio é colocado um palco onde além de tocar música mecânica acontece shows de vários artistas da região e até atrações nacionais. Além dos ‘barraqueiros’, vários vendedores ambulantes estão presentes na praia vendendo variados tipos de produtos, que vão desde comidas a utensílios de uso pessoal. Apesar de não receber a infraestrutura necessária do poder público que possibilitaria oferecer aos visitantes mais conforto e segurança, a Praia do Cacau é a preferida do ‘povão’.

Praia do Cacau é a mais movimentada
Praia do Cacau é a mais movimentada

6 – Rancho do Xexéu – Localizado na Praia do Cacau, o Rancho do Xexéu é uma das mais frequentadas durante o período de veraneio, o proprietário “Xexéu”, tem uma jeito diferenciado de receber e atender os seus clientes, talvez isso faça com que sua barraca seja uma das mais procuradas. São servidos pratos a base peixe frito, onde a pescada amarela, o tucunaré e a caranha são os mais procurados. Também são servidas bebidas dos mais variados tipos. Caso os visitantes queiram levar sua guarnição como a carne de casa para assar na brasa, o Xexéu já tem a churrasqueira e o carvão a disposição, com o cliente pagando apenas o consumo de bebidas.

7 – Náutico Clube –Localizado as margens do Rio Tocantins, entre a Praia do Cacau e ponte que liga o Maranhão ao Tocantins, onde a maioria dos seus frequentadores são proprietários de embarcações que usam o local como ponto de embarque e desembarque e ficam estacionadas nos box ali existentes. Nos finais de semana além dos sócios, o clube recebe muitos outros visitantes que vão até o local para se desfrutarem da vista para o Rio Tocantins e se deliciarem com as comidas que são servidas no restaurante.

8 – Yate Clube de Imperatriz –Outro clube náutico que fica localizado as margens do Rio Tocantins, em frente a Praia do Goiás, têm como o seu maior público frequentador os seus sócios, mas também recebe visitantes principalmente aos finais de semana que lotam as dependências do clube. No Yate Clube sócios e visitantes têm ao seu dispor um restaurante que serve comidas variadas.

9 – Praia do Goiás – Também conhecida como Praia da Belinha, é uma das primeiras a ser frequentadas no período de veraneio, conta com várias barracas que oferecem aos visitantes peixe frito, tira gosto e bebidas variadas, além de música mecânica. Apesar de ficar localizada do lado do Tocantins, a Praia do Goiás é frequentada na sua maioria por pessoas que vão de Imperatriz que se utilizam de embarcações tipo “rabuda” e “toc-toc” partindo do Porto da Balsa, onde são cobrados pela passagem preços em torno de R$ 10 reais ida e volta, sendo exigido pela Marinha do Brasil o uso de coletes salva-vidas pelos passageiros, que fiscaliza a travessia principalmente nos finais de semana quando o fluxo é maior de visitantes.

10 – Praia da Bela Vista –Localizadado porto da balsa, do lado do Estado do Tocantins, no povoado Bela Vista, é uma das praias mais recentes surgidas no Rio Tocantins, mas que a cada ano vem aumentando o número de barracas e de frequentadores que é formado por moradores do povoado e também de Imperatriz. Nas barracas são servidas comidas a base de peixe e tira gosto de peixe e carnes. Nos finais de semana recebe um grande público.

11 – Praia do Meio –Assim como a Praia do Cacau, esta praia é uma das mais antigas existentes no Rio Tocantins no trecho que compreende a cidade de Imperatriz. Localizada no meio do rio, é uma praia formada por areia e pedras, muitas de tamanho grande. A Praia do Meio recebe aos finais de semana e feriados um grande público, que usam embarcações como rabetas e toc-toc para chegarem até o local pretendido. Também é carente de uma infraestrutura melhor, o poder público não tem dado a devida atenção. Nas várias barracas existentes no local são servidos peixe frito e tira gosto, além de bebidas.

12 – Praia do Imbiral–Localizada a cerca de 15 a 30 minutos do Cais do Porto, dependendo do tipo de embarcação que será usada, os visitantes também têm a opção de chegar até esta praia pela Estrada do Arroz, e em seguida pegar uma vicinal chegando ao povoado Imbiral, onde existem canoas, rabetas e toc-toc para fazer a travessia das pessoas, visto que esta praia fica do lodo do estado do Tocantins. Na Praia do Imbiral não existe barracas em grande quantidade como nas demais praias, apenas uma ou duas são instaladas e que só funcionam aos finais de semana. É recomendável que os visitantes levem de casa toda a sua guarnição de alimentos e bebidas.

13 – Praia da Gaivota –Esta é uma praia “paradisíaca” pouco frequentada por ficar distante de Imperatriz, localizada no meio do rio, tem uma faixa de areia de aproximadamente uns três quilômetros de extensão. Para quem quer se desfrutar de momentos de lazer curtindo a natureza com uma vista encantadora, esta é a melhor opção. No local não existem barracas para servir os visitantes, sendo obrigados a levar toda guarnição de casa. A Praia da gaivota já foi tema de reportagem de matéria jornalística da Globo News, que mostrou para todo o mundo as belezas naturais deste paraíso que permanece preservado.