Jogos Eletrônicos reúnem diversas gerações em Imperatriz

 

Reportagem de Gledson Diegues da Silva

Pauta de Gustavo Viana

Praticado individualmente ou em dupla, o jogo eletrônico por muito tempo foi visto como uma atividade de entretenimento apenas para crianças ou adolescentes, mas será que hoje ainda é assim? Com certeza não! Isso tem mudado principalmente porque hoje é possível encontrar modalidades de jogos que adultos possam participar. De acordo com O organizador dos eventos de E-sports em Imperatriz, Guilherme Barros, cada vez mais a faixa etária que tem optado por esse tipo de entretenimento inclui pessoas acima de 30 anos.

O organizador dos eventos de E-sports em Imperatriz, Guilherme Barros (de camisa preta no centro da imagem) diz que a faixa etária que tem optado por esse tipo de entretenimento inclui pessoas acima de 30 anos

Guilherme Barros relatou que os encontros de jogadores e torcedores desse esporte reúnem pelo menos 180 pessoas de diversas gerações em um mesmo local. “Aqui a gente vai ter uma média de 180 a 230 pessoas aproximadamente por evento de torcida LOL [League of Legends]”, diz Guilherme Barros. Ele comenta, ainda, que no ambiente virtual a quantidade de jogadores interagindo é bem maior e as idades dos jogadores que praticam este esporte variam entre 15 e 25 anos, mas pode ser até maior. Um exemplo é o caso do Marcos Cardoso Costa, de 36 anos, que joga com adolescentes, inclusive seu filho de 17 anos, “Os meninos ficam me tirando por ser velho”, diz ele. Mas se os 20 anos que separam pai e filho geram brincadeiras, não chega a ser um problema e essa idade de pessoas que jogam pode ser ainda maior. Segundo Dorgivaldo Gregório da Rocha Neto, funcionário da loja de Jogos eletrônicos Tilt´s, no Timbira Shopping, é possível encontrar, inclusive, idosos que interagem com netos e amigos de outras gerações.

Além da brincadeira

O fato é que esses jogos são mais que brincadeira para alguns jogadores, pois há, inclusive, quem faça disso profissão. Segundo Richarlison Cardoso Costa, jogador de LOL há três anos, o esporte eletrônico é um novo em ascensão. Ele comenta, por exemplo, que a busca pelo entretenimento é tão grande que  em menos de dez anos cresceu de maneira impressionante chegando a fechar o estádio de time de futebol do Palmeiras para a final do campeonato brasileiro de 2015, No evento,  a equipe vencedora ganhou R$ 60 mil . Ou seja, uma quantia nada infantil.

Conforme o estudante e jogador de E-sports Robert Martins, os jogadores de jogos eletrônicos têm como se tornarem profissionais. “O E-sports tem a possibilidade de profissionalização, sim”, diz Robert Martins. Segundo ele, assim como em outros esportes, os clubes profissionais da mesma forma que times de futebol, são de iniciativa privada, têm um presidente, técnico, jogadores que são remunerados, há a venda da imagem dos jogadores, eles fazem comerciais etc. “Nossa equipe que não é profissional, cada integrante treina em média duas horas por dia, os profissionais treinam muito mais que isso”, diz, Robert Martins. Embora em Imperatriz não haja jogadores profissionais alguns almejam se profissionalizar, conforme relato do jogador Richarlison Cardoso Costa. Ano passado, de acordo com o site (http://mycnb.uol.com.br) na final do mundial de LOL nos EUA, a equipe campeã recebeu o valor de US$ 1 milhão pelo título mundial.

Agende

Os eventos de torcida LOL em Imperatriz são organizados pelos próprios torcedores e realizados em praças de alimentação de shoppings, auditórios de faculdades e casas próprias para jogos eletrônicos como a Red Zone. Estes eventos acontecem sem datas definidas, dependendo da organização da Riot Games. As competições Internacionais são realizadas duas vezes no ano e as nacionais acontecem também duas vezes no ano, tendo duas fases o 1º Split e o 2º Split que é mais importante e acontece em março, o MSI (Mid Season Invitational) em maio, o Cblol (Campeonato Brasileiro de League of Legends) em julho e agosto. Já o Mundial em outubro, além desses eventos acontecem torneios locais definidos pelos próprios jogadores a seus critérios, em Imperatriz o carro-chefe dos eventos é a torcida LOL.

Contatos

Se você se interessa em saber mais sobre League of Legends, jogar ou assistir a transmissões de jogos online entre em contato com, Guilherme Barros (99) 99155-4938 e RedZone Cyber & Lan House. Rua Benedito Leite, nº 680.