Dez aplicativos para smartphone que o cidadão imperatrizense precisa conhecer

Texto de Pedro Lucca

Nos tempos de hoje é quase impossível viver sem um smartphone, conectado à internet e navegando nas redes sociais. Fazer uma ligação com o parelho celular já não é a principal função. Com ele é possível resolver coisas que antes só resolveríamos pessoalmente como: realizar uma transação bancária, agendar atendimentos em órgãos públicos, entre outros. Hoje há aplicativos que nos são bastante úteis no nosso dia a dia. Em Imperatriz, cidade com mais de 230 mil habitantes, esse recursos vem agilizar a vida de milhares de pessoas.
Pensando nisso, nós do Imperatriz Notícias listamos 10 aplicativos que são essenciais para o cidadão de Imperatriz. Infelizmente todos estes listados aqui só funcionam em sistema androide. A escolha desses aplicativos foi feito de acordo com as principais necessidades do cidadão imperatrizense. Eles se encontram na loja de aplicativos do Google, a Playstore.
O posicionamento desses aplicativos na lista não tem o intuito de hierarquizar, todos são importantes e têm pesos diferentes para cada pessoa. Confira abaixo e veja qual você ainda não tem e que atenda suas necessidades.

pedro1a pedro2 pedro3

1-Meu ônibus imperatriz
O aplicativo meu ônibus Imperatriz é essencial para quem depende de transporte público na cidade para ir ao trabalho, escola, shopping, ou em qualquer outro lugar dentro da cidade. Com ele você sabe em tempo real a previsão de chegada ao ponto de parada em que está. Assim você poderá se organizar para não perder tempo e conseguir chegar na hora certa na parada.
Para seu funcionamento o aplicativo depende de rede de dados e utilizar o GPS do seu celular.
2-Up mototáxi
Para aqueles que estão atrasados ou não querem aguardar o ônibus para chegar o seu destino, o Up Mototáxi é bem útil. O aplicativo encontra o moto taxista mais próximo de você. Basta informar a sua localização e referência e logo em seguida o seu destino e o moto táxi chega até você. O aplicativo é seguro, pois trabalha apenas com mototaxistas cadastrados e regulamentados, e no final da sua corrida você poderá avaliar o mototaxista.
O aplicativo também só funciona com a sua localização através do GPS do seu celular e com o uso de internet.
3-Banco do Brasil/ Caixa/Bradesco
Com os aplicativos bancários do Banco do Brasil, Caixa e Bradesco, os Correntistas não somente de Imperatriz, podem realizar alguns movimentos sem precisar ir ao banco economizando assim o tempo e evitando desgaste nas filas dos caixas de auto-atendimento. Com aplicativo de alguns desses bancos você pode consultar conta, extratos, realizar transferências, recarga nos celulares pré-pagos, realizar pagamentos de boletos, entre outros serviços.
Há um diferencial no aplicativo de alguns bancos, no da Caixa Econômica você pode fazer e acompanhar apostas da mega sena e no aplicativo Bradesco você pode fazer todas as movimentações sem gastar a internet do seu celular.
4-Viva
Com o aplicativo do Viva Cidadão, você pode agendar atendimento, receber notícias e conhecer os locais de atendimento na cidade sem precisar sair da sua casa. Pode agendar atendimento para emissão de documentos como: RG, CPF, carteira de trabalho, certidões negativas, título de eleitor, entre outros. Também pode conhecer o endereço das unidades do Viva na cidade. Com isso o cidadão evitar se deslocar muito cedo de sua casa para enfrentar filas enormes para ser atendido.5-Procon-Ma
O aplicativo PROCON Maranhão é um canal de relacionamento gratuito com o consumidor maranhense. Nele você pode realizar denúncias, acompanhar as notícias e dicas sobre os direitos do consumidor. Também pode encontrar a unidade do PROCON mais perto de você.6-Cemar
O aplicativo da companhia de energia do Maranhão, compatível não só em smartphone, mas também em tablets, você pode consultar faturas, imprimir segunda via, acompanha serviços, denunciar fraudes, solicitar reeligação de energia, entre outros serviços. Para começar a usar o aplicativo é necessário criar uma senha de acesso no site Cemar116.com.br.
7-Detran-Ma
O aplicativo disponibiliza aos condutores de veículos facilidades de consulta dos principais serviços oferecidos pelo Detran Maranhão como: a consulta de valores de taxas de serviços como habilitação, consulta da situação de licenciamento anual do veículo como valores e vencimentos, consulta de informação sobre multas do veículo como valores vencimento data e local de cometidos, consulta sobre restrições do veículo como tipo de financiamento Roubos e Furtos, consulta da situação de Emissão do documento do seu veículo, entre outros serviços.
8-Anatel
Muitas pessoas passam ou já passaram por alguma situação problemática com sua operadora de telefone, internet, etc. Como aplicativo Anatel consumidor de Imperatriz e de todo o Brasil pode registrar e acompanhar reclamações contra prestadoras de telecomunicações. Também permite o registro de pedido de informações e sugestão a Anatel. Tem acesso a perguntas e respostas mais frequentes sobre o direito do consumidor de serviços de telecomunicações. Para registrar uma denúncia o aplicativo exige CPF e senha, senha esta que é obtida no site da Anatel.
9-Defensoria Pública do Maranhão
Como aplicativo da Defensoria Pública do Maranhão a população não só de Imperatriz, mais de todo estado, poderão encontrar serviços como: notícias, telefones de plantão, ouvidoria, consultar seu processo, central de relacionamento com cidadão, entre outros.
10-Denúncia Itz
Esse aplicativo é uma ferramenta da qual o cidadão pode realizar denúncias ajudando assim o trabalho da polícia. Pode também registrar uma ocorrência de roubo ou Ligar diretamente para a Polícia Militar.