Conheça 8 lugares para beber água ou abastecer a garrafinha no centro de Imperatriz

Por: Henrique Andrade e Kaio Rodrigues

Fotos: Kaio Rodrigues

Sol, muito calor e sede. Registrando as maiores temperaturas do ano, os meses entre junho e julho dão início ao veraneio imperatrizense. É nesse período que os termômetros registram a média de 35ª graus celsius, com expectativas chuvosas de apenas  8mm. Esse é o momento indispensável para o cuidado com o corpo, e a água é a maior pioneira nesse caso. Com o aumento da temperatura, a precaução e alguns cuidados se torna fundamental. Então, fique atento, para as indicações dadas pela enfermeira, Thailane Santana: “Os cuidados irão envolver alimentação rica em frutas e legumes, hidratação e beber muita água. Porque nosso corpo já libera líquidos naturalmente e nas altas temperaturas isso vai se intensificar, o que pode ocasionar desidratação. Vestir roupas leves e praticar exercícios físicos também é importante. E óbvio, se proteger do sol. De preferência, evitar ficar exposto no período das 10 às 16 horas, e proteger a pele usando protetor solar, bonés e sombrinhas”, afirma.

Se você precisa resolver suas pendências no centro da cidade não se esqueça de andar sempre bem protegido e com uma garrafinha de água, para poder reabastecê-la assim que necessário. É importante tomar, pelo menos, dois litros de água diariamente, além da hidratação pode trazer muitos benefícios, pondera Thailane “ela regula as funções do corpo, como o ajuste da temperatura, auxilia na digestão e hidrata a pele”, explica. O ministério do trabalho declara que os estabelecimentos, devem oferecer água potável, fornecidas por meio de copos individuais, sendo eles descartáveis ou bebedouros de jato inclinado. E para que você possa se manter hidratado nesse verão, caso precise ir ao centro da cidade, nós do Imperatriz Noticias, listamos os oito locais que seguem as normas do ministério do trabalho, para utilização de bebedouros, sejam eles públicos ou privados, localizados próximo ao centro comercial de Imperatriz. Confira!

 

 

  1. Armazém Paraíba

Localizado, no Centro Comercial de Imperatriz, os bebedouros do Armazém Paraíba, são os de mais fácil acesso para o público consumidor e trabalhadores das dependências. Além de ser o mais próximo para todos, a loja oferece uma quantidade maior de bebedouros atendendo a demanda de quem procura o local para tomar água. Dentre os cinco bebedouros, quatro encontram-se em tamanho médio da altura ao solo, sendo três deles de jato inclinado e outro com torneira para encher garrafinhas, o quinto encontra-se em uma altura um pouco menor, sendo esse de fácil acesso para crianças, pessoas pequenas e portadoras de necessidades.

Quantidade: 5 Bebedouros

Possui Copos: Não

Endereço: R. Coriolano Milhomem, 1615 – Centro, Imperatriz – MA, 65900-330

Telefone: (99) 3528-3900

Horário: das 8 às 18 horas.

 

 

  1. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

A UFMA possui cinco bebedouros com acesso para os acadêmicos e visitantes distribuídos pelo campus. As condições dos bebedouros do local encontram-se em situações preocupantes, em que dois deles apresentam problemas na estrutura, como descaso, ferrugem, limpeza e zelo, enquanto outro bebedouro apresenta variações constantes na temperatura da água além de problemas de funcionamento, que geralmente gera incômodo aos estudantes. Os cincos bebedouros possuem jato inclinado e torneira comum para encher garrafa.

Quantidade: 5 Bebedouros

Possui Copos: Não

Endereço: R. Urbano Santos, s/n – Centro, Imperatriz – MA, 65900-410

Telefone: (99) 3529-6001

Horário: das 7h20 às 22 horas.

 

 

  1. Timbira Shopping

No Timbira Shopping, é possível encontrar dois bebedouros, localizados em cada andar, posicionados próximo aos banheiros. Cada um possui três jatos inclinados, a temperatura da água costuma variar no que está localizado no primeiro andar, devido o fluxo de pessoas. Já o de cima, a água se encontra gelada.

Quantidade: 2

Possui Copos: Não

Endereço: R. Ceará, 576 – Centro, Imperatriz – MA, 65901-610

Telefone: (99) 3525-2760

Horário: das 9 às 21 horas.

 

 

  1. Centro de Compras GV

No centro de compras há dois bebedouros, um no primeiro piso e o outro em um restaurante na parte superior. O bebedouro que fica no térreo dispõe de dois jatos inclinados e uma torneira, além de água gelada. Apesar do grande fluxo de pessoas, a utilização do mesmo é pequena, o que facilita na hora de beber água sem precisar enfrentar filas ou esperar desocupar. Na parte superior do local, o bebedouro é geralmente mais utilizado pelos funcionários e clientes do estabelecimento, dispondo de águas com temperatura mais elevadas ou até mesmo ambiente.

Quantidade: 2 Bebedouros

Possui Copos: Não

Endereço: R. Luis Domingues, 821 – Centro, Imperatriz – MA, 01220-000

Telefone: (99) 98861-7863

Horário: das 8 às 18 horas.

 

 

  1. Catedral Nossa Senhora de Fátima

O bebedouro localizado nas propriedades da igreja, atualmente tem uso restrito apenas para funcionários e horários de missas, decorrente do histórico de atos de vandalismo nas propriedades do local. Ademais, caso for solicitado os guardas fazem a liberação do bebedouro. Contando, com apenas um bebedouro, disposto com dois jatos inclinados de água e torneira, a estrutura do mesmo se encontra em ótimas condições, no entanto, os copos plásticos são disponibilizados apenas quando solicitado. É possível encontra água bem gelada.

Quantidade: 1

Possui Copos: Sim

Endereço: Praça N. Srª de Fátima, 120 – Centro, Imperatriz – MA 65900-970

Telefone: (99) 3525-4004

Horário:

Domingo: 8 às 09h30, das 11 às 12h20, das 17 às 18h30 e das 19 às 20h30.

Segunda à Sábado: 06h30 às 8 horas, das 12 às 13h20 e das 19 às 20 horas.

 

  1. Teatro Ferreira Goulart

Sua propriedade dispõe de um bebedouro comum e copos plásticos para a sua utilização. O bebedouro com capacidade para dois usuários encontra-se devidamente limpo e água em temperatura ambiente, caracterizada como morna. O acesso ao local é inesperado, uma vez que poucos sabem do funcionamento em horário comercial.

Quantidade: 1 Bebedouro

Possui Copos: Sim

Endereço: R. Simplício Moreira, 1807 – Centro, Imperatriz – MA, 65907-190

Telefone: (99) 3524-1305

Horário: das 8 às 18 horas.

 

 

  1. Imperatriz Tecidos

Seu bebedouro está localizado no final da loja, próximo aos banheiros. Sua água é gelada, contando com dois jatos de água inclinados, além de manutenção e revisão todo mês. É possível notar, um papel que fica em cima do mesmo, onde descreve a legislação e condições a respeito das normas de regulamentação, sinal positivo que o estabelecimento cumpri com as normas e exigências.

Quantidade: 1 Bebedouro

Possui Copos: Não

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 949 – Centro, Imperatriz – MA, 65901-550

Telefone: (99) 3525-7044

Horário: das 8 às 18 horas.

 

  1. Associação Médica de Imperatriz

Ao adentrar as dependências da associação, logo se nota o bebedouro. Como as pessoas não detêm do conhecimento a respeito do mesmo, ele acaba sendo mais utilizado pelos próprios frequentadores. Porém, o acesso é livre para todos aqueles que desejam utilizá-lo. A água é bem gelada e possui copos plásticos.

 

Quantidade: 1 Bebedouro

Possui Copos: Sim

Endereço: R. Coriolano Milhomem, 39 – Centro, Imperatriz – MA, 65900-330

Telefone: (99) 3524-3716

Horário: das 8 às 18 horas.