Caema muda o formato dos boletos e população pensa que é fraude

Pauteiro: Karla Giovanna Costa Justino

Repórter/texto: Karla Giovanna Costa Justino

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) tem levantado muitas discussões a respeito da distribuição e racionamento de água em Imperatriz, mas no último mês a companhia recebeu críticas da população por outro motivo. Sem aviso prévio, a empresa passou a distribuir os talões de água com um design diferente. No mês de junho os boletos de água vieram com o formato em branco, diferente do modelo convencional, levando a população a acreditar que estava havendo um novo tipo de golpe na cidade.

“Quando eu recebi o talão a minha primeira reação foi procurar na internet algum pronunciamento da empresa a respeito da mudança, mas não encontrei nada, aí que eu tive certeza, é fraude”, comenta o trabalhador Edilson Pereira, morador do Bairro Santa Rita.  Logo a notícia de que os boletos de água estavam sendo fraudados se espalhou pela cidade por meio das redes sociais e deixou boa parte da população inquieta.

Pereira procurou na internet informações oficiais e não encontrou

No bairro Bom Sucesso os moradores chegaram a se reunir para verificar se toda a vizinhança havia recebido o boleto com o modelo suspeito. Quem conta é a moradora Iracilda Costa, que reuniu a vizinhança para investigar a situação: “Eu recebi o boleto e fui logo perguntar para a vizinha se ela tinha recebido também, logo percebemos que quase todos da rua já tinham recebido o novo boleto, ai eu resolvi ligar para a CAEMA, e eles me disseram que tinha acontecido um problema, mas que os talões eram verdadeiros”, diz.

A mudança trata-se de um erro, cometido pele gráfica responsável pela impressão dos talões, mas o que causou desconforto na população foi a mudança inusitada, sem avisos públicos , o que gerou inúmeras especulações sobre a validade dos boletos. O que passa credibilidade para a população é o papel timbrado nos quais são emitidos os boletos, a nova versão é tão simples que chega a ser comparada com uma xerox emitida em papel A4.

Entramos em contato com o atendente comercial Hassen Maia Pascoal, colaborador responsável pelo atendimento da Caema localizada na Rua Getúlio Vargas. Ele contou que recebe inúmeras visitas e ligações diariamente de pessoas incrédulas querendo saber sobre a validade dos boletos e afirma que o incidente foi um acontecimento isolado e que os talões voltarão a ter seu design convencional a partir de Julho.

Em nota, a Caema disse que a mudança nos boletos foi um acontecimento imprevisto pela companhia, por isso não houve avisos prévios. No mas, garante que os talões emitidos em junho com referência ao mês 05/maio tem validade, mas voltarão a ter seu design convencional e aconselha a população para que fique atenta a qualquer informalidade de seus boletos.

Saiba mais

Em caso de dúvidas ou suspeita de fraude, a CAEMA indica que você se dirija até a unidade mais próxima ou solicite atendimento pelo aplicativo CAEMA MOBILE para sanar suas dúvidas. Os canais disponíveis para ouvidoria são: (98) 3219-5062 ou 0800 701 0195 e o endereço de e-mail: callcenter@caema.ma.gov.br

Pelo aplicativo você também consegue emitir segunda via dos boletos, solicitar serviços, sugerir algo, reclamar, denunciar ou elogiar o atendimento da companhia. Suas solicitações são encaminhadas diretamente ao Poder Executivo Estadual do Maranhão.