Texto de Angela Freitas e Lucas Calixto

Pauta: MarcilaniaPereira

Fotografia: Angela Freitas

Hoje há formas descomplicadas para emissão da Carteira de Identidade ou RG em Imperatriz. Além do agendamento presencial, quando o cidadão vai até uma das unidades responsável pela emissão, existe também o agendamento por meio de um aplicativo chamado VIVA do governo do Maranhão, que evita filas e agiliza o serviço. O app encontra-se disponível nas lojas de aplicativos das plataformas de dispositivos móveisAndroid e iOS, sendo gratuito para toda a população.

Agendamento pode ser feito diretamente pelo celular

De acordo com informações disponíveis no site do órgão–http://www.ma.gov.br/aplicativo-do-viva-para-agendar-atendimento-ja-contabiliza-cerca-de-2-mil-downloads/– no aplicativo é possível agendar a data, a hora e qual unidade deseja emitir o documento, dando um conforto para a população e evitando grandes filas nas unidades. Para isso, quem for usar o aplicativo pela primeira vez terá que fazer um breve cadastro com os dados pessoais e informar qual o tipo de serviço deseja. Concluindo as etapas, o aplicativo informará ao cidadão quais são os documentos necessários para cada tipo de serviço buscado. Em média o tempo de agendamento é de 24 horas. “Evita filas para agendar, além de chegar apenas no horário do atendimento”, afirma atendente do VIVA unidade Tocantins Shopping, Andréia Moraes.

Quem ainda prefere o agendamento presencial, é preciso ficar atento aos horários. Embora o órgão atenda das 8 às 18 horas, o agendamento ocorre só pelas manhãs. Na cidade há duas unidades responsáveis pela emissão do registro geral, uma localizada no Tocantins Shopping e outra no Imperial Shopping, sendo realizado atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 8horas às 18horas.

Célia conseguiu emitir documento com rapidez

De acordo com o atendente da unidade Imperial Shopping, Marcelo Costa, cerca de 120 documentos são emitidos por dia na cidade. “O documento dura dez anos, mas a renovação nunca é por conta disso, é perda, roubo, rasura ou para inserir o CPF, que os documentos antigos não dispunham”, explica.

Novo RG

É o caso do autônomo Luiz Carlos Pereira, 50 anos, que teve seus documentos roubados no centro de Imperatriz. “Tive que refazer todos os meus documentos porque fui assaltado e o agendamento facilitou a retirada dos novos documentos”, relata.

Também é o caso do estudante de administração Pedro Sousa, 23 anos, que perdeu seu documento de identidade em um show no final de semana. “Fui perceber que tinha perdido quando cheguei em casa, agora vou dar entrada no processo de retirada de um novo documento, o agendamento foi rápido, fiz pelo aplicativo, agora estou esperando ser atendido”, discorre.

Valores

A 1ª via da emissão do RG é gratuita, sendo a partir da 2ª via cobrada uma taxa de R$32,83. O prazo para entregado RG de ambas as vias é de até 4horas após a realização de todo o procedimento. Dos casos, 70% são de emissão de 1ª via e 30% sendo de 2ª via. Segundo o site do Viva Cidadão, o órgão responsável pela emissão de documentos do Estado, até agosto de 2016 cerca de 2 mil downloads tinham sido realizados, totalizando 200 agendamentos até a data.

Para o serviço de 1ª e 2ª via da emissão do RG são necessários os seguintes documentos:

 

  • Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada) se for solteiro;
  • Certidão de Casamento (original ou cópia autenticada) se for casado (a);
  • Certidão  de  Casamento  com  averbação  se  for separado (a) legalmente.