A vontade de fazer xixi apertou? Confira onde encontrar e as condições de uso dos banheiros no Centro de Imperatriz

Ariel Rocha e Frida Medeiros

 

Segurar o xixi, além de ser um processo doloroso, pode ocasionar em uma infecção ou incontinência urinária. Mas dependendo do lugar em que você se encontra, achar um banheiro é uma tarefa quase impossível. Exemplo disso, podemos citar alguns lugares de Imperatriz, que não possuem sanitários, como o cartão-postal da cidade, a Beira-Rio,em algumas praças pelo Centro, como a Mary de Pinho e a Praça de Fátima e o tão movimentado Calçadão, principal centro de compras da cidade. O Imperatriz Notícias (IN)catalogou os banheiros públicos localizados na região central de Imperatriz e analisou suas condições de higiene e os padrões de adaptação exigidos por Lei.

Para quem anda com bebê, a hora de trocar a fralda pode se tornar um dilema. Em nenhum dos locais visitados pelo IN, há fraldários ou trocadores. O Projeto de Lei N° 152 de 2018, queestá tramitando pelo Senado e pode ser votado pela internet, estabelece a obrigatoriedade de instalação de banheiro familiar e fraldário em locais de circulação, concentração e permanência de grande número de pessoas. Se a proposta for aceita, os estabelecimentos terão de se adaptar num prazo máximo de 12 meses. Em caso de descumprimento, poderão ser aplicadas advertências, multas de até R$ 50 mil e interdição do estabelecimento. Para votar no projeto, basta acessar o site do Senado Federal, com o link https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132766e realizar o cadastro. É possível opinar enquanto a matéria tramita no Senado.

Analisamos também os banheiros de acordo com a Lei 13.647, que define a instalação de equipamentos para evitar o desperdício de água em banheiros públicos. Observamos também da aplicaçãoLei nº 10.098, a qual dispõe sobre as principais adaptações que o banheiro deverá ter em sua estrutura, como: porta de entrada com 90 cm de vão e a abertura orientada para fora, colocação de barras horizontais de 90 cm para auxiliar na transferência para o vaso sanitário, local para manobra do cadeirante no interior do banheiro; lavatório na altura de 75 cm, sem coluna, para a acomodação do cadeirante.

A seguinte, listamos para você os banheiros públicos que possuem fácil acesso para quem precisa, próximos ou no Centro da cidade. Apesar de alguns deles estarem localizados em lugares privados, como os Shoppings Tocantins e Timbira, o uso de seus banheiros são públicos e não possuem nenhum tipo de restrição de utilização. Não foram inclusos na lista banheiros de bancos privados ou lojas.

 

  • Restaurante Popular e Universitário 

Localizado no antigo prédio do Viva Cidadão, os banheiros do Restaurante Popular são os mais próximos do calçadão. No local há espelhos, sabão líquido, água corrente, papel higiênico e lixeiras nos banheiros feminino, masculino e o unissex com acessibilidade. Contudo, foi possível encontrar irregularidades na forma a qual o papel é armazenado para uso: ele fica preso a uma espécie de cabo na parede. Já em relação ao banheiro acessível, não há os requisitos básicos, como espaço suficiente para manobras com cadeiras de rodas, portas suficientemente largas, maçaneta com alavanca e pia adequada. Outro fator que chama atenção é a falta de torneiras eletrônicas, responsáveis por evitar o desperdício de água.

 Horário de funcionamento: 11horas às 14h30, de segunda-feira a sexta-feira

Endereço: Rua Godofredo Viana, entre as Ruas São Domingos e AvenidaDorgival Pinheiro de Sousa – Centro.

 

 

  • Timbira Shopping Center

Aqui temos o banheiro feminino e masculino localizados no primeiro piso do centro de compras. Lá, é possível encontrar sabão, papel higiênico armazenado corretamente em dispensers, água corrente, lixeiras, papel toalha, secador para as mãos e espelhos. Há também o banheiro adaptado para aqueles que necessitam, e o mesmo está dentro dos parâmetros necessários para o usuário. No mais, os locais se mostram higienizados e com uma boa condição para uso.

Horário de funcionamento: 09horas às 21horas, de segunda-feira a sábado

Endereço: Rua Ceará, entre as Ruas João Lisboa e Antônio de Miranda – Centro

 

 

  •  Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Os banheiros da UEMASUL são espaçosos e possuem vários compartimentos para uso. Além dos espelhos, há sabão líquido, papel higiênico em dispensers, água corrente e depósitos para o lixo. No quesito acessibilidade, existe um banheiro feminino e outro masculino para os portadores de necessidades especiais, onde foi possível identificar irregularidade na forma a qual o papel higiênico está disposto. A princípio, as trancas dos banheiros estão intactas, o que oferece um maior conforto e privacidade aos que utilizam.

 Horário de funcionamento: 07horas às 22h30 de segunda-feira a sexta-feira; aos sábados fica aberto até as 12horas

Endereço:Rua Godofredo Viana, entre as Ruas Tamandaré e Monte Castelo – Centro

 

 

  •  Complexo Barjonas Lobão- Fiqueninho

O complexo esportivo possui um banheiro feminino e um masculino. Ambos se encontram em péssimo estado de conservação e nenhum tipo de higiene é encontrado no local. Não há sabão, papel higiênico ou papel toalha – a única coisa que existe é água corrente. Possui sanitários com acessibilidade, mas as portas se encontram emperradas e não contêm fechaduras. Logo, é impossível alguém usar os banheiros com privacidade e conforto.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado das 08horas às 22horas

Endereço:  Avenida Bernardo Sayão, em frente a UPA

 

  •  Universidade Federal do Maranhão- Campus Centro

A UFMA possui oito banheiros distribuídos pelo campus, seis estão funcionando e dois interditados há mais de um ano. Os locais disponíveis são limpos diariamente e dispõem de papel higiênico, papel toalha, lixeiras, água corrente e sabão. No entanto, não há suporte para o papel higiênico, que é colocado em cima da caixa de descarga ou da divisão da parede. No banheiro feminino do primeiro piso do prédio do Curso de Jornalismo, o compartimento com acessibilidade está interditado há vários dias. Além disso, não há espelho neste banheiro destinado às mulheres e nem nos dois localizados no segundo andar, os ralos estão sem tampas protetoras e não há fechaduras nas portas. As mulheres que usam o local, geralmente fazem sem conforto e privacidade, pelo fato da porta não fechar totalmente.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira de 08horas às 22horas e aos sábados até as 18horas

Endereço: R. Urbano Santos, s/n. Entre Coriolano Milhomem e Simplício Moreira

 

  •  Terminal da Integração

Os sanitários do Terminal da Integração apresentam condições precárias de higiene e estrutura.  O cheiro forte incomoda logo na entrada. Não há itens básicos de higiene, como papel higiênico, sabão e papel toalha e/ou secador para as mãos. Com relação a estrutura, portas do banheiro feminino não tem trancas e arames e barbantes foram usados para improvisar uma fechadura. Além disso, as torneiras não são automáticas, os vasos sanitários são sujos e sem tampas e em alguns pontos do banheiro não tem cerâmica. Para quem não vai usar o serviço de transporte público, basta solicitar ao porteiro a entrada para utilizar o banheiro.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira de 06 horas às 23horas, aos sábados de domingos fica aberto até às 22horas

Endereço: Rua Coriolano Milhomem, entre Bom Futuro e Antônio de Miranda

 

 

  •  Tocantins Shopping

Os banheiros do estabelecimento apresentam boas condições de uso. Os itens higiene estão dispostos para quem usa o local, que possui torneira automática, sabão, papéis armazenados nos dispensers e secador automático para as mãos. Ao todo são seis  banheiros, entre femininos e masculinos, distribuídos em dois corredores no primeiro e segundo  piso, além dos banheiros na praça de alimentação.  Somente o banheiro do segundo piso tem trocadores. O banheiro fica localizado no primeiro piso e para quem não pode subir de escadas, há um elevador que também permite o acesso à parte superior.

Horário de funcionamento: Desegunda-feira a sábado das 10horas às 22horas; aos domingos de 12horas às 22horas

Endereço: R. Piauí, 580. Entre Antônio de Miranda e João Lisboa

 

  • Banco do Brasil

No local há os banheiros feminino, masculino e o banheiro adaptado para uso unissex. Os locais são limpos e oferecem água corrente, sabão e papel higiênico.  O banheiro adaptado está dentro dos padrões exigidos, com barras de apoio nas paredes e na porta, por exemplo. O local tem boa condição de uso.Para utilizar os banheiros do Banco do Brasil, é preciso entrar para a parte de atendimento do banco.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira de 10horas às 16horas

Endereço: Av. Dorgival Pinheiro de Sousa.  Entre Getúlio Vargas e João Lisboa

 

 

  • Centro de Compras GV

No centro de comprar há dois banheiros, um localizado dentro de um restaurante no segundo piso e outro para portadores de necessidades especiais que fica no térreo. O banheiro adaptado é trancado e só podem ser acessados após a solicitação da abertura por um dos funcionários do local. Não tivemos acesso para analisar as condições do ambiente.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira de 08horas às 18horas; aos sábados até as 14horas

Endereço: Rua Luís Domingues, 821. Entre Luís Domingues e Getúlio Vargas