Canis de Imperatriz venderam mais cachorros durante a pandemia

Texto de Anna Luiza Barros e Poliana Castro

Fotos de Yanka Bezerra

Os canis de Imperatriz foram mais procurados durante a pandemia do covid-19. A busca por pets aumentou principalmente quando foi decretado o período de quarentena e as pessoas tiveram de ficar em casa. O que as pessoas buscavam? Comprar um animalzinho de estimação.

Imperatriz conta com mais de três canis. Nestes espaços  são vendidos cachorros de  diversas raças,  de pequeno, médio e grande porte. Em média, os preços variam de R$1.000,00  chegando até R$5.500reais dependendo da raça e também se for macho ou fêmea.

“No começo da pandemia,  pelo fato de o pessoal estar mais em casa, sempre querendo alguma companhia, acabou que  começou a procurar mais e então as vendas aumentaram. Na semana se vendia de dois a três cães”, comenta Yanka Bezerra,  proprietária do canil Multi Raças Imperatriz que vende os pets desde janeiro de 2020. Ainda segundo ela, as raças mais procuradas são Yorkshire, Poodle e Shih Tzu.

Procura por pets de raça cresce na pandemia

Umas dessas pessoas que aproveitou o isolamento para aumentar a família foi a auxiliar administrativa Lis Raquel Morais. Nesse ano decidiu comprar um pet que fosse de pequeno porte e mais peludo por conta de morar em apartamento. Dentre as opções disponíveis que encontrou em Imperatriz optou por escolher a raça Shih Tzu.

Seu principal motivo de escolha foi por conta de sua filha, que se sentia muito sozinha com o cancelamento das aulas . “Ela não estava indo para escola, não estava indo para a aula de reforço e como eu saia para trabalhar ela ficava sozinha pela manhã, então resolvi adquirir o pet”, falou a auxiliar administrativa que decidiu comprar o cachorro. A escolha não podia ser mais acertada.

A vendedora de cachorros, Katia da Silva, 39 anos, trabalha há um ano com a raça Shih Tzu em Imperatriz, diz que esses animais são ótimos para crianças Essa raça hoje no mercado custa cerca de R$1.200,00  (para as fêmeas) e o R$1.000,00  (para os machos). A venda é disponibilizada a partir de 45 dias contados do nascimento, que é quando recebem a primeira vacina, e por se tratar de cachorros de pequeno porte são de fácil adestramento além de serem bem dóceis e muito companheiros.

Mas nem tudo são flores, conforme ela explica, devem ser tomados alguns cuidados na alimentação da raça Shih Tzu, por conta de alguns riscos de infecção. “Eles não podem comer qualquer tipo de comida, pois a alimentação dessa raça é balanceada. Eles só podem comer ração e algumas frutas como maçã, melão, melancia, batata doce. Fora isso eles não podem comer mais nada”, explicou a vendedora.

Na hora de procurar um cão é sempre bom procurar um canil ou alguém que já trabalhe nesse tipo de venda, tanto para dar mais segurança quanto para comprovar se a raça do cachorro é pura, afinal, o preço não é dos mais acessíveis. “Durante a venda vamos fazer um exame de DNA para comprovar que a compra está sendo segura”, diz André Duarte de 33 anos que é proprietário do canil Impera Monster. Ainda segundo ele, durante a pandemia houve bastante procura e até mesmo muitas vendas para outros Estados.

De acordo com o site Propovets, as raças mais populares e procuradas no Brasil oscilam entre cachorros de porte pequeno e alguns de médio e grande. As dez primeiras raças listadas são: vira-lata ou SRD, que não precisa ser comprado, Poodle, Pinscher Alemão, Labrador, Yorkshire Terrier, Shih Tzu, Maltês, Pug, Golden Retrivier e Buldogue Francês.

Lugares para adotar

Se a sua opção for adotar um pet em Imperatriz, há alguns lugares para que disponibilizam a adoção de cães de diversas raças e tamanhos. Temos o GPAI – Grupo de proteção aos animais de Imperatriz, contato: 99 98464-9079 (Whatsapp) e o instagram @GPAI. Já o Terra Zoo Imperatriz fica localizado na BR 010, próximo ao Posto Regina, entrada da Potiguar e o horário de funcionamento é das 9h até às 21h.

Serviço:

Nome do vendedor: Katia da Silva

Contato: 99 99169-4104 (Whatsapp)

Principal raça de cachorro vendida: Shih Tzu

Nome do vendedor: André Luís

Contato: 99 99164-4875 (Whatsapp)

Instagram: @canilimperamonster

Nome do vendedor: Yanka Bezerra

Contato: 99 99168-5894 (Whatsapp)

Instragram: @canilmultiraçasimperatriz