Por Camyle Macatrão
Após mais de uma década, Imperatriz volta a sediar o campeonato maranhense de fanfarras e bandas, o evento tradicional que movimenta a cena musical estudantil do estado. Já em sua 23ª edição, o campeonato aconteceu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na beira rio de Imperatriz , reunindo 32 bandas e fanfarras de diversas cidades do Maranhão.
O campeonato, que não acontecia em imperatriz desde 2012, marcou o retorno de um dos maiores encontros musicais estudantis do estado. todos os anos uma cidade é escolhida para sediar o campeonato, a decisão de retornar para imperatriz se deu a partir do movimento crescente de fanfarras e bandas da cidade competindo em campeonatos nacionais e estaduais afirma o presidente da FABEMA (federação de bandas fanfarras e bandas do Maranhão) Alfeu Prazeres , reforça ainda que que o evento é uma maneira saudável de estimular a competitividade entre os jovens através da música e da educação ‘’é o primeiro passo para as crianças terem contato com a música e com a arte cênica elas transformam em movimento o que a banda reproduzindo em sons ‘’
A competição é separada em categorias infanto juvenil e sênior. e cada banda tem um tempo determinado para se apresentar com seus números musicais e cênicos. caso ultrapasse o tempo, a banda será penalizada. o campeonato conta com 13 jurados que avaliam diversos setores da banda, como o pelotão cívico e o corpo musical.
Francisco Carlos conhecido como Maestro Neto, regente da banda Bruno Ferreira da cidade de Santa Rita , tricampeã nacional , conta que “um evento desse é super importante para os nossos alunos, porque fomenta o desenvolvimento da arte e da educação de maneira divertida” este ano trouxe parte da banda de 250 alunos para a competição em Imperatriz relembra ainda que começou sua carreira em uma dessas bandas de fanfarras. ‘’ Todos os maestros que estão aqui hoje começaram em bandas de fanfarra ainda garotos e hoje são profissionais da área, transmitindo esse legado a seus alunos”, afirmou.
A banda marcial Bruno Ferreira de Santa Rita com 24 anos de história consagrou-se pela décima quarta vez campeã maranhense levando consigo 19 prêmios, o próximo passo é a preparação para o campeonato nacional que acontecerá em Macaé no Rio de Janeiro entre os dias 29 e 30 de novembro