Bolsonaro diz que irá zerar impostos no gás de cozinha e diesel

Live realizada pelo presidente Jair Bolsonaro, ao lado o Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes

Por Carlos Antônio

Em mais uma live semanal, realizada nesta quinta-feira (18), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), falou sobre vários assuntos e medidas do Governo Federal, desde o dia 1° de janeiro ao mês de fevereiro, tendo o assunto de maior relevância os altos impostos na gasolina, diesel e no gás de cozinha. A live da semana também contou com a participação do ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas.

Na live, o presidente falou sobre uma reunião que foi feita durante a semana, junto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir sobre o ICMS, imposto sobre operação relativa a circulação de mercadorias, no combustível e gás de cozinha, produtos afetados pelo reajuste feito pela Petrobras.

Segundo o presidente, foi discutido em uma emenda constitucional de 2001, que o Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz, é que irá decidir sobre o preço de ICMS de cada tipo de combustível.

“Proposta nossa aqui é que o Confaz decida qual o valor né, em cada tipo de combustível, não é interferência nossa” disse o presidente.

Bolsonaro afirmou também, que a partir de 1° de março, não haverá qualquer tributo no gás de cozinha, consequentemente na mesma data, não haverá por 2 meses qualquer imposto sobre o diesel.

“Nesses dois meses nós vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar o imposto para ajudar a contrabalancear esses aumentos, no meu entender excessivo, da Petrobrás. Mas eu não posso interferir, bem iria interferir na Petrobrás, se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobrás nós próximos dias, você tem que mudar alguma coisa, vai acontecer”, disse.