Texto de Anna Carolina Kunz e Lourrane Ferreira
Fotos de Lourrane Ferreira
A expansão da fabricante chinesa Build Your Dreams – BYD em Imperatriz tem transformado o cenário automotivo da segunda maior cidade do Maranhão. Segundo a gerente da concessionária local inaugurada em maio de 2025, como representante da marca na cidade um pouco mais de um ano, Jenniffer Pereira, a loja já alcança médias entre 30 e 35 carros vendidos por mês, desempenho que coloca a marca entre as líderes da região, atrás apenas da Fiat.
Pelos cálculos, já são cerca de 550 veículos da BYD circulando em Imperatriz, o que representa quase 1% da frota total de automóveis da cidade, estimada em 56.799 unidades, segundo dados do IBGE (2024).

Empresa chinesa vende em média 35 carros eletricos por mês em Imperatriz
O preço, no entanto, ainda é um ponto que afasta parte dos consumidores. O modelo de entrada, Dolphin Mini, custa cerca de R$120 mil, valor acima da média dos carros populares a combustão. Em compensação, os proprietários tem direito a cinco anos de isenção do IPVA, por se tratar de veículo 100% elétrico, pagando apenas as taxas do licenciamento anual. O perfil dos compradores se destaca em sua maioria, em homens entre 30 e 45 anos, motoristas de aplicativo ou profissionais autônomos que buscam reduzir os gastos com combustível.
Apesar das vantagens, o abastecimento ainda é um desafio. Atualmente, Imperatriz conta com cinco pontos de recarga rápida, localizados em frente à loja da BYD, na Mitsubishi, no posto ao lado do Mix Bacuri, na Equatorial e na Casa do Morango. Nos carregadores, o motorista escaneia um QR Code, realiza o pagamento e recarrega o carro ao custo e R$1 por kW.
Os veículos também vêm com carregadores residenciais, de carga lenta, que levam entre 4 e 5 horas para completar a bateria. Já a carga rápida nos pontos de recarga leva cerca de 40 minutos para atingir 100%. A autonomia mínima de um carro totalmente carregado é de 380km, variando conforme o modelo.
Carlos Antônio Zico foi o primeiro comprador da BYD em Imperatriz, e também o pioneiro a usá-lo como motorista de aplicativo na cidade. Segundo ele, a principal motivação para a compra foi o custo-benefício, enquanto gastava certa de R$2.700 por mês com gasolina em um carro a combustão, hoje gasta aproximadamente R$350 com energia elétrica, uma economia anual de mais de R$30 mil, somando a isenção do IPVA.

Carlos Antônio Zico foi o primeiro comprador da BYD em Imperatriz, e também o pioneiro a usá-lo como motorista de aplicativo na cidade
Apesar do receio de muitos consumidores quanto à autonomia e aos pontos de recarga, Carlos afirma que esse cenário mudou rapidamente. “Geralmente eu abasteço em casa, pois sai mais barato, uso os pontos de recarga rápida somente em uma emergência. Quando comprei, não tinha ponto de carregamento em lugar nenhum e não dava pra viajar, mas hoje já tem até em cidades vizinhas”, conta. Após quase dois anos de uso, ele garante não ter enfrentado nenhum problema com o carro e tem sua experiência totalmente positiva: “Para mim, só foi coisa boa depois que adquiri esse carro. Só felicidade.”
Embora a BYD ofereça suporte para viagens interestaduais, com o aplicativo que mapeia e indica os pontos de recarga até São Luís, Belém ou Palmas, a falta de estações em trechos mais longos ainda limita a autonomia de quem deseja percorrer maiores distâncias com o carro 100% elétrico.
Além disso, a infraestrutura de energia da cidade e o alto custo da eletricidade podem se tornar obstáculos para os usuários e novos compradores nos próximos anos. Mesmo assim, o avanço da marca chinesa mostra que Imperatriz dá seus primeiros passos rumo à mobilidade sustentável, embora o caminho ainda seja longo. Por enquanto, os carros elétricos seguem sendo uma alternativa promissora, mas ainda distante da realidade da maioria dos motoristas.