Brasileiros estão se exercitando mais, porém prática desportiva requer cuidados

Personal trainer Paulo Coelho Créditos: Sthefany Gomes

Por: Lyandra Gomes

Musculação, pilates, ballet ou até mesmo corrida de rua, a prática desportiva como promoção da saúde vem crescendo no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, no ano 2014, 33,8% de pessoas realizavam alguma prática esportiva, no ano 2023 esse número foi para 43% representando um aumento significativo entre os brasileiros.

Apesar de recomendado, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher uma atividade física. O personal trainer Paulo Coelho, que trabalha há alguns anos sendo treinador de atletas, explica que a chave para um bom início de treinamento é a anamnese (diálogo estabelecido entre profissional de saúde e paciente com o objetivo de ajudá-lo a lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados a sua doença), que permite ao profissional conhecer as características individuais do aluno, identificar possíveis limitações físicas e prescrever um programa de exercícios personalizado.”Com uma anamnese, consigo conhecer mais do meu aluno. Encontro meios para mediar seus limites físicos e até mesmo psíquicos em relação à atividade física, sendo mais preciso em relação ao seu treino”, esclareceu Paulo Coelho.

Professora de ballet, Bruna Viveiros
Créditos: Acervo Pessoal

A professora de ballet e noiva da junina Arrasta-pé, Bruna Viveiros, destaca outra atividade que traz inúmeras melhorias para a saúde. Ela ressalta os benefícios físicos e emocionais da dança como exemplo, enfatizando sua importância para o bem-estar geral. “O ballet pode ser uma excelente opção para quem busca aprimorar a saúde física e mental. Além dos benefícios físicos, como correção postural e ganho de flexibilidade, a dança proporciona uma experiência social e emocional enriquecedora”, afirmou Bruna Viveiros.

Hildecacia Carneiro, fisioterapeuta e CEO na @scultural_pilates, é uma especialista em Coluna, Pilates e reabilitação Pós Parto,  destaca  o pilates como atividade interativa e eficaz na promoção de saúde, “Temos muitos exemplos que o Pilates trouxe a diferença na vida da pessoa. O mais recente foi de uma paciente que teve COVID ficou na uti entubada por 24 dias, teve perda dos movimentos e logo após algumas sessões de fisioterapia iniciou o Pilates para melhorar e já  está conosco fazem 2 anos e meio cheia de saúde”

Portanto, embora a busca por exercícios seja uma escolha popular entre os brasileiros, é essencial que os indivíduos busquem orientação profissional e passem por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Dessa forma, garantem uma prática segura e adequada às suas necessidades específicas, seja optando pela musculação, ballet, pilates ou outras atividades físicas disponíveis.