Bolsonaro diz que Brasil pode quebrar se Petrobras aumentar combustíveis

Presidente afirma que os lucros obtidos pela Petrobras beneficiam somente os estrangeiros Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro disse, em transmissão ao vivo nas redes sociais, que a Petrobras pode “quebrar o Brasil” se continuar aumentando o preço dos combustíveis. “O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo”, afirmou o presidente sobre a empresa.

Bolsonaro também criticou os salários de parte dos funcionários da estatal. “As pessoas da Petrobras ganham 200 mil reais, esse povo não está preocupado com o preço dos combustíveis”.

Segundo ele, empresas petrolíferas estrangeiras, como BP, Shell e Total, têm um lucro de 10% a 15%, já a Petrobras tem o lucro de 30%.

“Eu não posso entender, a Petrobras durante crise da pandemia e a guerra lá fora, a Petrobras faturar horrores. O lucro da Petrobras é maior que a crise. Isso é um crime, é inadmissível. Eu posso estar equivocado, mas não consigo entender”, comenta Bolsonaro.

Ao final da transmissão, o presidente retomou o assunto citando o ministro de Energia e o dirigente da estatal.

“Ô ministro Bento Albuquerque, senhor José Mauro, diretor da Petrobras, vocês não podem aumentar o preço do diesel. Eu não estou apelando, eu estou fazendo uma constatação levando em conta o lucro abusivo que vocês tem. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil. Não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir, vocês têm lucro, têm gordura e têm um papel social da Petrobras definido na Constituição”.