Repórter: Kárita Motta, Kennedy Mendes e Laís Santana.
Fotos: acervo pessoal.
A economia foi diretamente afetada pela pandemia, segundo dados divulgados no G1 pelo economista André Braz. Com a maior necessidade de home office, os pequenos empresários procuraram alternativas que melhorassem os lucros do e-commerce, para manter as medidas de prevenção contra o vírus, exigidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e ao mesmo tempo driblar essas dificuldades, as microempresas de vestuário têm investido no engajamento de vendas online com o serviço de atendimento em domicílio.
Com a internet e o uso cada vez mais contínuo das redes sociais para a publicidade, lojas físicas e online passaram a usar da criatividade para encontrar uma forma mais eficiente de vender, assim, passaram a oferecer atendimento em domicílio. A venda direta é um hábito recorrente no Brasil, dados da Abevd (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) mostram que R$ 45 bilhões foram transacionados nesse modelo, com 2,5 bilhões de produtos vendidos. Atualmente, são aproximadamente, 4 milhões de empreendedores que atuam no setor.
A empresária Vanessa Lauana Farias, proprietária da loja fashion look, admite que trabalhar com moda é sua vocação, mas a pandemia trouxe dificuldades para manter os negócios, portanto a ideia de introduzir esse tipo de atendimento era a mais oportuna para colocar em prática no momento. Muitas empresas escolheram fechar o ponto de venda fixo, sem o custo do aluguel e menos funcionários para tocar a operação, mas para sustentar o serviço é preciso responsabilidade dobrada no controle das finanças para não sair no prejuízo.
Além de Vanessa Lauana, e com as mesmas dificuldades, a microempresária Glória Maria Machado, 24 anos, decidiu optar pelo atendimento em domicílio para ter condições de continuar com o seu trabalho. Ela conta que ter o próprio negócio sempre foi um sonho e quando conseguiu abrir a loja, se sentia completa e orgulhosa, mas depois da necessidade de manter todas as medidas de restrições tudo ficou mais difícil. “Ainda tinha que manter minha renda e atender os meus clientes fiéis, foi assim que tive a ideia de atender em domicílio, respeitando a higiene e o distanciamento mínimo para manter também a saúde dos meus clientes.” Concluiu a microempresária.
Sem dúvidas o relacionamento entre vendedor e cliente é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento, portanto, ter a comunicação acessível também é de extrema importância. E para ajudar nas buscas por esses serviços em lojas que priorizam a qualidade dessa relação, o Imperatriz Notícias separou cinco lojas locais que atendem a domicilio na cidade, levando em conta localidade, preços, taxa de entrega e horário comercial.
Confira 5 lojas que fazem atendimento em domicílio:
- RR CLOSET
Em atividade há dois anos, a empresária Rannielly Rodrigues Cabral, de apenas 18 anos decidiu trabalhar com vendas de roupas e acessórios depois que encontrou na profissão uma paixão, a moda, a oportunidade de trabalhar e ganhar dinheiro com o que mais gosta de fazer a atraiu para o mercado e lhe deu mais autonomia.
Localizado: na residência da proprietária.
Perfil no Instagram: rrcloset_
Público: feminino
Menor valor: R$10,00
Dias de funcionamento: segunda-feira a sábado
Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito (parcelado em até 2x) e pix
Taxa de deslocamento: não cobra taxa de deslocamento
- LOJA EU GLORIA:
Em atividade há pouco menos de um ano, a blogueira fitness Glória Maria Machado, 24 anos, teve a ideia de criar uma loja de peças fitness para incentivar outras pessoas a adotarem o estilo de vida saudável. No Instagram a proprietária dá dicas de como manter uma rotina saudável com exercícios e muito estilo.
Localizado: na residência da proprietária
Perfil no Instagram: @loja_eugloria
Público: feminino e fitness
Produtos: roupas e acessórios femininos/fitness
Menor valor: R$ 59,00
Dias de funcionamento: segunda-feira a sábado
Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito (parcelado em até 2x) e pix
Taxa de deslocamento: depende da localidade da cliente
- FASHION LOOK
Em atividade há três anos, a microempresária Vanessa Lauana da Silva Farias, de 24 anos, sempre quis trabalhar de forma autônoma e ser dona do próprio negócio, então decidiu vender roupas de estilos variados para o público feminino e masculino. O ramo trouxe a ela oportunidades e satisfação ao proporcionar transformação na autoestima das clientes e de participar de momentos especiais da vida de cada uma. A loja faz mensalmente uma promoção lançada no Instagram em peças selecionadas com até 50% de desconto.
Localizado: rua: João Paulo II, Vila Lobão, 635
Perfil no Instagram: @fashionlookitz
Público: feminino e masculino
Produtos: roupas e acessórios
Menor valor: R$ 25,00
Dias de funcionamento: segunda-feira a sábado
Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito, transferência bancária, boleto e pix
Taxa de deslocamento: R$ 7,00
- ATELIÊ ESTILO E ELEGÂNCIA
Em atividade há um ano, a proprietária Virginia Sousa Gomes disse que o objetivo de montar a loja foi para aumentar a renda por causa das dificuldades que a pandemia trouxe.
Localizado: Rua: Euclides da Cunha, Santa Lúcia.
Perfil no Instagram: @atelieestilo_elegancia2020
Público: feminino
Produtos: roupas, acessórios e moda praia
Menor valor: R$ 25,00
Dias de funcionamento: segunda-feira a sábado
Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito, transferência bancária e pix
Taxa de deslocamento: R$ 10,00
- V8 STORE
Em um ano de atividade, o Empresário Marcos Vinícius, de 31 anos, afirma ter iniciado este projeto de loja de camisas esportivas com o incentivo da família que sempre viu sua habilidade de vendas, ele iniciou o projeto com a intenção de trabalhar com na área que mais se identifica.
Localizado: rua Projetada, Novo Horizonte, 08.
Perfil no Instagram: @v.08store
Público: masculino
Produtos: moda esportiva
Menor valor: R$ 100,00
Dias de funcionamento: segunda-feira a domingo
Formas de pagamento: dinheiro, cartão de crédito, transferência bancária e pix
Taxa de deslocamento: não cobra taxa de deslocamento