Beira Rio recebe aula de Jiu-Jitsu ao ar livre no sábado

Neste sábado, dia 27, às 18h, ocorre na Beira Rio de Imperatriz o Open Mat Beira Rio. A iniciativa, idealizada pelo mestre Marcos José Santana Costa e seus alunos, busca levar o esporte para além das paredes da academia, oferecendo uma aula ao ar livre para alunos e interessados em praticar a arte marcial.

Marcos Costa, faixa preta 4º grau de Jiu-Jitsu, explica que a ideia do evento surgiu do desejo de “mostrar o Jiu-Jitsu não só competitivo, mas como estilo de vida que agrega valores e bem-estar a todas as idades”. Para ele, é essencial que a prática do Jiu-Jitsu seja vista como um caminho para a saúde física e mental, e não apenas como um esporte de competição. O mestre destaca que muitos atletas de Imperatriz já ganharam reconhecimento nacional e eventos como este ajudam a inspirar novas gerações e a fortalecer a comunidade local.

Arquivo pessoal: Marcos José

Diego Coelho Abreu, professor do Instituto Federal e praticante de Jiu-Jitsu há nove anos, também compartilha sua experiência e perspectiva sobre a arte marcial. “Iniciei em 2015, aos 29 anos, motivado pela necessidade de fazer alguma atividade física e pela admiração ao esporte”, relata.

Arquivo pessoal: Diego Coelho

Diego destaca os benefícios físicos, como a manutenção da saúde cardiovascular, controle de peso e aumento da mobilidade. “Mentalmente, posso dizer que me fortaleço diante do constante desafio que se apresenta a cada treino”, afirma, ressaltando que o Jiu-Jitsu fortalece aspectos cognitivos.

O “Open Mat Beira Rio” aprofunda os laços de amizade criados na academia e divulga o esporte de maneira acessível. “É uma forma de mostrar que é uma atividade que se adequa a qualquer tipo de corpo, é um esporte democrático”, explica. Ele enfatiza que, como professor, sua prática de vida é compartilhar conhecimento e ajudar no desenvolvimento das pessoas.

Arquivo pessoal: José Ribamar

Outro aluno, José Ribamar Aguiar, que começou a treinar Jiu-Jitsu em 2017, também vê o esporte como transformador. “O Jiu-Jitsu me ajudou no meu problema respiratório que tinha (asma); desde que comecei a treinar não tive mais nenhuma crise. Melhorou muito meu condicionamento físico, meu poder de concentração e o raciocínio rápido também evoluiu”, comenta.

Para Ribamar, o tatame é mais do que um local de treino: “Com o Jiu-Jitsu, eu ganhei uma família, meus irmãos de tatame e meu paizão Mestre Marcos. Compartilhamos nossas conquistas e dificuldades como família”.

Ribamar também vê o evento como uma oportunidade de quebrar tabus e preconceitos. “Esse evento aberto além de mostrar o que é o Jiu-Jitsu, também serve para quebrar tabus de preconceito e de barreiras; todos podem praticar o esporte, homens, mulheres, crianças, jovens, pessoas idosas”, afirma. Ele acredita que o Jiu-Jitsu aproxima as pessoas e as torna mais fortes, tanto fisicamente quanto mentalmente.

O Open Mat Beira Rio será neste sábado, dia 27 às 18h, na Beira Rio de Imperatriz. Os interessados terão oportunidade de assistir a aula ao ar livre, aprender sobre os benefícios do Jiu-Jitsu e sanar curiosidades. Todos são bem-vindos, independentemente de idade ou experiência.