Mais de 20 mil banhistas são atraídos por semana para o Rio Tocantins em época de veraneio

SARAH PEREIRA DA ROCHA

A cidade de Imperatriz já se prepara para receber a estação mais quente do ano. Com temperaturas elevadas e um clima tropical, os moradores e visitantes têm a oportunidade de desfrutar das belas praias que fazem parte do cenário natural da região. De acordo com a pesquisa feita pela defesa civil em 2019, as praias atraem mais de 20 mil pessoas por semana. “Espero ansiosamente por essa época do ano. As praias são espaços de lazer e curtição para familiares e amigos”, ressalta a turista Amanda Teles.


O período praieiro proporciona a geração de renda para aproximadamente 50 empreendedores locais, popularmente conhecidos como barraqueiros. Eles trabalham com a venda de comidas típicas, como o peixe frito/assado, arroz, farofa e o vinagrete, durante todos os dias da semana. “Há uma espera principalmente pelo final de semana para se refrescar e se deliciar com essas belezas naturais”, afirma a auxiliar de saúde bucal, Ludimilla Sousa.


Uma das praias mais conhecidas da região é a Praia do Cacau, situada às margens do Rio Tocantins. Com águas cristalinas e areia fina, é o local perfeito para relaxar e se refrescar durante os dias quentes. A praia oferece infraestrutura com quiosques e restaurantes que proporciona apreciar a culinária local e saborear pratos típicos maranhenses.

Outra opção para aproveitar é a Praia do Meio que possui uma extensa faixa de areia e águas calmas, é ideal para banhistas de todas as idades. O local conta com uma ampla área verde, perfeita para quem busca sombra e tranquilidade. O pôr do sol visto da Praia do Meio é um espetáculo à parte e atrai muitos visitantes.

É importante ressaltar que as praias possuem áreas delimitadas para banho, garantindo a segurança dos frequentadores. É orientado aos banhistas respeitar as orientações dos salva-vidas e evitar nadar em locais não autorizados. Imperatriz oferece uma variedade de atividades para os amantes do verão. É possível praticar esportes aquáticos, como jet ski e stand-up paddle, ou realizar passeios de barco pelo Rio Tocantins, conhecendo belas paisagens e explorando a fauna e a flora local.

Banhistas em época de veraneio na Praia do Cacau – Foto: Imperlove