BAMAF brilha e conquista o segundo lugar no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras

Por Katherine Martins

Em um ano repleto de desafios e triunfos, a BAMAF – Banda Marcial Falcões de Imperatriz, celebrou mais uma vitória ao conquistar troféus nas modalidades pelotão cívico, baliza, corpo coreográfico e corpo musical alcançando o segundo lugar no 30º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras em Goiânia, que é um dos eventos mais prestigiados do país. Realizado anualmente, reúne talentosos músicos e coreógrafos de todo o Brasil para competir em diferentes categorias e modalidades.

A equipe já colecionava vitórias, ficando em primeiro lugar nas competições municipais promovidas pela Secretaria de Educação de Imperatriz. Sob a regência do maestro Uellington Junior, a banda se destacou em 2019, 2022 e novamente em 2023, demonstrando talento e comprometimento. “Sem palavras… em Goiânia foi algo incrível, pois os alunos nunca haviam se apresentado em uma competição desse tamanho… Eles estavam muito nervosos e com o nervosismo  aconteceu um erro. Tentava consolar eles,  mas ao mesmo tempo as palavras nem saiam da minha boca de tanta emoção”

Fundada em 2015 pela gestão do Colégio Leôncio Pires Dourado, a banda tornou-se um símbolo de esforço e superação, ensaiando nas dependências da escola. O maestro, que iniciou seu trabalho em 2019, conduz os 28 músicos com maestria, e mesmo com um intervalo sem competições por conta da pandemia,  o espírito da banda manteve-se inabalável.

Em meio às dificuldades, os 44 alunos participantes e seus professores, juntamente com o apoio dos pais, uniram esforços para superar obstáculos, inclusive a falta de materiais e instrumentos de reposição.

Com a proximidade do recesso de fim de ano, a banda se prepara para um merecido descanso, mas já vislumbra o retorno aos ensaios em janeiro, ansiosa por novas conquistas, como o campeonato Maranhense e no Campeonato Norte e Nordeste em 2024.

O maestro Uellington Junior e sua esposa Daiane Santos, professora da linha de frente e coreografia.

As bandas e fanfarras desempenham um papel significativo no desenvolvimento das crianças, proporcionando uma variedade de benefícios físicos, mentais, sociais e emocionais. Além da expressão artística, colabora no desenvolvimento da coordenação motora, trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade.

A mensagem final do maestro é um chamado apaixonado aos pais: “Incentivem seus filhos a tocar algum instrumento, a participar das bandas de fanfarras, que é algo muito bom”.

Visite o perfil do Instagram da banda: @bamaf.itz.oficial