Criação da nova UFMA beneficiará Imperatriz e região

Na última quinta-feira (27) de abril de 2023, ocorreu uma Audiência Pública para apresentar planos da nova universidade

Audiência Pública reúne docentes, discentes e políticos na Câmara de Imperatriz Foto: Denise Ribeiro

O processo de criação da nova Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que há anos vem sendo sonhado voltou a ser discutido e contou com a presença de discentes, docentes e políticos locais na Câmara Municipal de Imperatriz, na última quinta-feira (27).

A construção da nova Universidade Federal do Maranhão visa contemplar a sociedade geral e já é um projeto amplo, de acordo com o diretor da UFMA/Imperatriz, Leonardo Hunaldo. A ideia é que os câmpus da UFMA de Imperatriz, Grajaú e Balsas sejam unificados e formem uma nova federal.

Ainda segundo o diretor, a nova universidade vai iniciar com 15 cursos de graduação, 6 de mestrado e 1 de doutorado. Quanto aos novos cursos que poderão ser ofertados, o diretor disse que ainda não sabe quais serão, pois essa parte do planejamento ainda não foi concretizado. Mas afirma que já tem três na lista.

Com a elaboração da nova universidade, o diretor fala que o principal desafio é a questão orçamentária, visto que criar uma instituição requer dinheiro e também ter apoio do governo é fundamental. Ele ainda salienta que existe a colaboração da gestão superior da UFMA, onde ao apoiar, a reitoria acaba perdendo parte do orçamento, mas nem por isso deixou de ajudar nesse mais novo plano.

A professora e ex-aluna da UFMA, Karla Bianca, que participou desse momento está entusiasmada com esse projeto e acredita que dessa vez vai sair do papel e será uma universidade mais “enxuta”. “A nova universidade será diferente dos modelos tradicionais, menos burocrática, onde as pré-reitorias vão estar mais perto dos alunos, vai ter um diálogo mais direto, teremos menos gastos administrativos”, afirmou a professora.

Como disse Leonardo, a nova UFMA vai dar mais ainda suporte aos projetos de pesquisa e extensão, que para professores e alunos interessados na linha de pesquisa é um grande ganho. A audiência pública contou com principal organizador, o vereador Carlos Hermes. Ele disse que a implementação da nova instituição tem tudo para dar certo dessa vez. “Já houve uma audiência, mas em outro contexto, com outro Governo Federal, agora temos um outro presidente, que provavelmente ajudará, dará apoio”.

O projeto para instauração da universidade foi apresentado desde o ano de 1990. Passou por várias discussões e processos até o momento. A proposta recebeu apoios institucionais e do meio político. Por intermédio da Resolução 326/CONSUN, a UFMA no seu conselho Universitário-CONSUN aprovou a Monção de Apoio à criação da nova universidade federal do sul do estado, em 24 de setembro de 2020.

Uma nova reunião deve ser marcada para continuar a discussão sobre a nova universidade, de acordo com Hermes, a fim de apresentar novas ideias e quem sabe até a data de início de construção da nova UFMA.