Jean Queiroz
O tradicional Arraiá da Mira, celebração realizada há 15 anos e que encanta os corações dos Imperatrizenses, conquistou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão. Essa honraria foi concedida pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado Carlos Brandão, representa um marco na preservação das festas juninas e na valorização da cultura popular no Maranhão.
Tendo início em 2008 com a participação de apenas cinco juninas, contou neste ano com 22 quadrilhas juninas se apresentaram no palco do Parque de Exposições de Imperatriz durante cinco dias. Chegando pela primeira vez às festividades juninas da cidade de Baladas, no sul do Maranhão.
Yrnna Turatti, coordenadora do Arraiá da Mira conta como foi receber o título e sua importância para o Maranhão. “Há 15 anos atrás sabíamos que o Arraiá da MIra seria um formato de sucesso, mas não tínhamos noção do quão grande se tornaria. São vários meses de trabalho e muitas noites de sono para criar e realizar um Arraiá diferente a cada ano. Não consigo desgrudar desse “bebê” que, apesar de ser mérito de muitas pessoas, eu ouso dizer que é meu filho! Filho esse que cresceu e já é do Estado do Maranhão. Ele por si só já é um orgulho pra nós do Grupo Mirante e agora, com esse título, é uma emoção que não cabe no coração! Para um Estado que tem a cultura do Boi disseminada para o país, ver um festival de quadrilhas juninas receber o reconhecimento de Patrimônio Cultural e Imaterial é fantástico e só fortalece o movimento. Estamos muito felizes “, declarou.