Texto: Margaret Valente
Manter a tradição das festividades juninas e valorizar a cultura nordestina são os objetivos do Arraiá da Mira, organizado pelo Grupo Mirante. Em 2016, o evento chega à 8ª edição com recorde de inscrições de grupos de quadrilha, com 12 a mais do que em 2015. Representantes de 21 cidades do Maranhão devem encantar o público nos dias de festa, com 34 grupos se apresentando na arena do Imperial Shopping em Imperatriz.
As novidades não param por aí. O evento este ano ocorre entres os dias 9 e 12 de junho, ou seja, será realizado em quatro dias, diferente de anos anteriores que eram apenas em três. “A gente ampliou de três pra quatro dias, porque o número de quadrilhas juninas inscritas foi muito além do que imaginávamos”, afirma o diretor do Grupo Mirante e idealizador do Arraiá da Mira, Alan Neto.
Segundo a coordenação do evento, em outros anos a média de apresentação era de 15 quadrilhas juninas. A comissão organizadora destaca que, além disso, a estrutura ganha alterações para garantir mais conforto ao público e aos participantes, além de oferecer maior visibilidade e beleza à festa.
O festival junino atrai participação de quadrilhas de todo o estado por causa da disputa da vaga para representar o Maranhão no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, que este ano será em Goiana, no Pernambuco, em 26 de junho.
Para o coordenador da quadrilha Matutos do Rei, de Açailândia, campeã do Arraiá da Mira 2015, Jhonatan Polari, o grupo já está pronto para este novo desafio. “Fazer uma boa festa junina é um milagre. Trabalho duro com apoio e incentivo, que fazem a diferença. Agora, o grupo já está preparado para concorrer no Arraiá da Mira e representar novamente o Maranhão no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste”, conclui o coordenador.
O Arraiá da Mira é realizado no estacionamento do Imperial Shopping, localizado na Rodovia BR-010, nº100- Jardim São Luís. A entrada custa R$10,00, e R$5,00 para quem tem o direito à meia-entrada.
O quê? Arraiá da Mira 2016
Onde? Estacionamento do Imperial Shopping – BR-010, nº100.
Quando? De 9 a 12 de junho de 2016