Alunos da Uemasul, em Açailândia, comemoram a semana do brincar

A campanha Mundial da semana do brincar, é comemorada desde o dia 28 de maio de 1998, criada para mostrar a importância das brincadeiras na infância.

A diretora do curso de pedagogia, Silvia Albuquerque, com as turmas do 2° e 5° período, em conjunto com estudantes da graduação em letras não poderiam deixar essa semana passar em branco, e desenvolveram um projeto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, em Açailândia, que tem como tema “Confiar na força do brincar”, a programação acontecerá do dia 20 à 26 de maio, pela manhã, no Campus da Universidade.

A diretora Maria dos Anjos de Sousa Almeida, da Escola Municipal de Educação Infantil, Maria do Carmo Cipriano Marchesini, foi  a convidada para a comemoração, com o intuito de levar alegria e diversão para as crianças de 5 à 6 anos, que estão no pré II.

Rhuan Souza

O evento vai começar dia 20 de maio, com uma palestra dirigida pela professora Daniela Cortez, ás 08h da manhã,  para todos os alunos, dia 23, segunda-feira a partir das 08h da manhã será o espaço do brincar, sob a responsabilidade da professora Adriana Mesquita  e Patrícia Alves com  graduandos, nos próximos dias haverá contação de histórias, terá a participação de uma equipe do AJA (Programa Agente Jovem Ambiental) de Açailândia, supervisionados pela Secretária de Meio Ambiente, que apresentará não só uma história, mas também uma palestra para as crianças, visando a conscientização infantil sobre os problemas causados pela poluição e a importância da coleta seletiva de forma lúdica e divertida dentre outras atividades como o teatros apresentado por alunos , e palestras que envolveram os professores da Instituição.

As expectativas de Rhuan Souza, 19 anos, aluno do 5° período de pedagogia é que isso ajude as crianças a viver de uma forma melhor  “Nós vivemos em uma sociedade em que cada vez mais os aparelhos eletrônicos estão tomando o lugar das brincadeiras lúdicas. Então pensando nisso, o meu desejo como aluno e líder de turma, é que o nosso projeto consiga reafirmar a importância do brincar e do se divertir de forma lúdica, como jogos, brinquedos, brincadeiras, livros, não só para as crianças mas também para os adultos da nossa universidade.” diz ele.