Acessível e saudável, prática da corrida de rua cresce em Imperatriz

Por: LYANDRA GOMES DE SOUZA

A prática da caminhada e corrida oferece uma série de benefícios para a saúde, incluindo o controle da hipertensão, diabetes e colesterol, explica Jorge Luiz Andrade Lima, professor de educação física com quatro anos de experiência na área. “Nas minhas aulas, trabalho intensamente a capacidade e explosão dos alunos para competições, mas também valorizo atividades mais descontraídas.”, afirma o professor.

Com a importância da atividade física para uma vida saudável, Imperatriz tem testemunhado um crescimento significativo no número de grupos de corrida na cidade. Com mais de nove grupos de treinos e corridas ativos, como os pioneiros Top Sport Treinos e Corridas 1 e 2, ITZ Runners, Bora Correr, Amigos Corredores, Endorfina a 1000 e Corredores de Imperatriz, a comunidade local está se unindo em prol do bem-estar físico e mental.

Em 2019, o Imperatriz Notícias entrevistou o Promotor de corridas na cidade por mais de sete anos, e dono de loja de materiais esportivos Top Sport,Darcy Da Silva Baiano, que falou sobre “Corridas que antes eram organizadas para 200 pessoas hoje são para 1000 participantes; corridas essas como 50 BIS, Unimed e Salvar Vidas que surgiu da Top Sport, conta com aproximadamente 150 pessoas trabalhando durante o evento. E tudo começou quando participei de uma corrida fora, achei bem bacana, vi que na nossa cidade não tinha”

Com uma rotina agitada e estressante sendo a realidade para muitos, a prática da corrida emerge como uma válvula de escape, oferecendo não apenas melhorias físicas, mas também uma melhoria significativa na saúde mental e bem-estar geral. “A corrida e caminhada são fundamentais, pois colaboram para uma melhor qualidade de vida e diversos benefícios ao corpo, como a liberação de endorfinas, hormônios que promovem o relaxamento do corpo e da mente, proporcionando até uma melhor qualidade de sono”, explica o professor de Educação Física.

Andreza Lima dos Santos, 24 anos, corredora entusiasta, compartilha sua experiência pessoal: “Fisicamente, melhorei minha disposição e qualidade de sono. Mentalmente, reduzi o estresse e a ansiedade. A corrida não só beneficia o indivíduo fisicamente, mas também se torna um hobby que pode transformar vidas. A iniciação pode ser desafiadora, mas com paciência e disciplina, os resultados são incríveis. Antes, eu retornava do trabalho exausta e sem ânimo, mas agora, graças às corridas, minha saúde mental melhorou significativamente, e meu corpo anseia pelos desafios das pistas.”

Para saber mais, você pode entrar em contato com os grupos através das redes sociais: @empoderadasrunners.itz @amigoscorredoresitz @grupoitz @aciimperatriz

Legenda: Corredora Andreza feliz com sua medalha

Créditos: Foto por Alisson Teixeira Carvalho