Ação de vacinação em Imperatriz atualiza caderneta de menores de 15 anos

Eduarda Andrade

Em Imperatriz, a Prefeitura está mobilizando equipes de saúde para uma busca ativa e intensiva de vacinação entre os dias 28 de novembro a 01 de dezembro. A Semana do Monitoramento Rápido tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias. As equipes percorrem os bairros da cidade, visitando residências para vacinar o público-alvo.

Gisely Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde de Imperatriz, explica que a ação segue um planejamento do Ministério da Saúde, resgatando a prática de visitas domiciliares para atualização da caderneta de vacinação. Ela destaca a intensificação do microplanejamento e vacinação de alta qualidade, com cada Equipe de Saúde da Família visitando cerca de 25 residências por dia.

Para aqueles que preferem, também é possível buscar atendimento nas unidades de saúde, conforme explica a secretária de Saúde, Doralina Marques. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros oferecem atendimento de vacinação das 8h às 12h e das 14h às 18h. Algumas unidades, como UBS Milton Lopes, Vila Lobão, Cafeteira, Nova Imperatriz e Vila Nova, possuem horário estendido, das 8h às 19h.

É necessário apresentar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação para participar. As vacinas disponíveis incluem pentavalente, contra rubéola, caxumba, sarampo, pneumocócica, rotavírus, difteria, tétano, meningite, coqueluche, influenza, covid e as do Calendário Nacional de Vacinação.