Por: Maria Eduarda Santos
Aulas únicas gratuitas de teoria musical e teclado estão sendo ofertadas pelo acadêmico de licenciatura em música Elion Barbosa, que está no 5° período da graduação à distância pela UEMA de São Luís, com a Universidade Aberta do Brasil sendo o polo presencial em Imperatriz. A iniciativa impulsiona as pessoas a conhecerem, aprenderem e desenvolverem o interesse pela prática musical, sendo o único requisito que os participantes tenham no mínimo 15 anos.

Os estudantes aprendem na aula experimental conceitos como escala musical, tons e semitons, formação de acordes, entre outros temas da parte introdutória da música. Para auxiliar na compreensão, além de tirar as dúvidas, Elion traz exemplos práticos, macetes e dicas.
A ideia de dar aulas online surgiu inicialmente com o objetivo de adiantar seu Trabalho de Conclusão de curso. Uma aula única, individual ou em duplas. “As aulas são pelo Google Meet, no máximo 1 hora de duração, agendada de acordo com a disponibilidade do participante”, explica.
Vindo de uma família de músicos, ele conta que sempre teve interesse pela área. “Meu pai é músico, tocou e toca violão, desde jovem, meu tio também era músico e tenho um primo que toca trombone e já foi maestro da orquestra filarmônica de Imperatriz”. Elion conta que aprendeu diversos instrumentos como flauta doce, teclado e trombone.
Tendo tido seu primeiro contato com o teclado em meados de 2015 e depois estudado muito tempo de forma autodidata, ele conta que existem desafios para aprender a tocar um instrumento por conta própria. “Exige disciplina e esforço, além de ter que lidar com uma variedade de informações pela internet como métodos, videoaulas e outros estudos que ensinam a tocar o instrumento. Muitas vezes atrapalha porque você não sabe qual o melhor método de estudo, e fica perdido sem saber por qual caminho seguir”, aponta o músico.
Já sobre as vantagens, segundo aponta um estudo de 2023, realizado pela Universidade Federal de São João Del-Rei, há uma relação entre o nível de experiência com a música e as taxas de depressão, estresse e ansiedade. Sobre essa questão, Elion destaca também que a música promove a sensação de bem estar, já que estimula a produção de dopamina, hormônio que traz o sentimento de felicidade, além de vários outros benefícios. “O desenvolvimento cognitivo (melhora memória, concentração, estimula a criatividade), desenvolvimento das habilidades sociais (comunicação e interação com outras pessoas ou grupos musicais)”, afirma.
Serviço
Para agendar uma aula experimental gratuita ou obter mais informações, entre em contato com o músico:
Whatsapp e telefone:
(99) 9133-6934
Instagram: