Abertas inscrições para concurso de desenhos afros e Cinema Negro curta imagem negra

Janayna Sousa

Concursos buscam práticas educativas antirracistas, democráticas e mais humanizadas

As inscrições para a décima edição do projeto de Cinema Negro “curta imagem negra – procine/2023”, com o tema “mulheres em cena: nossa voz é liberdade!”, acontecem até 20 de outubro, com a entrega de um filme de 2 a 10 minutos de duração. A décima terceira edição do concurso de Desenhos Afros acontece até 22 de setembro com a entrega dos desenhos e pinturas, devidamente identificadas conforme o edital na na sala da CEIRI ou na recepção da UREI.

 

Os concursos tem como objetivo desenvolver e expor trabalhos produzidos a partir de estudos, pesquisas e orientação por parte da equipe docente das escolas que retratam de forma crítica, criativa e positivada a população negra e os povos originários. O projeto busca intensificar as 10.639/03 (Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana) e 11.645/08 (Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena), com estudantes de escolas públicas estaduais, IEMAs e federais. 

 

“Os temas nos ajudam a discutir sobre a lei, para a gente falar da contribuição para a sociedade, o trato pedagógico com às relações étnico-raciais e trabalhar também a equidade, o respeito às diferenças de forma igualitária”, explica a  coordenadora da CEIRI, Eró Cunha.

A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), por meio da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), com a colaboração de apoiadores das comunidades escolares, Abrem as inscrições para a décima edição do projeto de Cinema Negro “curta imagem negra – procine/2023” e a décima terceira edição do concurso de Desenhos Afros. 

 

Segundo a Professora Luciana Maria Sousa de Alencar, “A CEIRI colabora ativamente com o debate e o desenvolvimento de ações que garantem a aplicação da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. É uma temática urgente dentro das escolas”.

 

Todas as normas para participar dos concursos estão disponíveis nos editais, para mais informações entre em contato pelo e-mail ceirieducacao@gmail.com ou pelo  WhatsApp (99) 99109-8956 (Eró Cunha). 

 

EDITAIS

https://www.slideshare.net/ERONILDEDOSSANTOSCUN/regulamento-do-concurso-desenhos-afros-2023-ceiri-urei-13-ediopdfregulamento do concurso desenhos afros – 2023 – ceiri – urei – 13 edição.pdf

 

https://www.slideshare.net/ERONILDEDOSSANTOSCUN/regulamento-do-concurso-desenhos-afros-2023-ceiri-urei-13-ediopdf – regulamento do concurso desenhos afros – 2023 – ceiri – urei – 13 edição.pdf

Leia também