Abertas as inscrições para o programa Trilhas Inova 2023

Por Katherine Martins

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, com o objetivo de desenvolver talentos e apoiar projetos de base tecnológica através da linha de ação “Mais Inovação” – no âmbito do Programa “Inova Maranhão” lançou a segunda edição do programa Trilhas Inova 2023, nesta sexta-feira (15). Nesta edição foram abertas 1.000 vagas, que serão divididas em dois editais de inscrição com 500 vagas cada.

O Programa Trilhas, do Inova Maranhão é um ciclo de capacitação de 16 semanas com conteúdo técnico e 100% online. Além do conteúdo on-demand na plataforma, os alunos participarão de desafios práticos e terão encontros síncronos todo sábado com Masterclasses com profissionais do mercado.

O programa possui 3 opções de trilhas: Programação (full stack); Design e Experiência e Ciência de Dados

O público alvo são pessoas com 16 (dezesseis) anos de idade ou mais, completos antes do momento da inscrição; Ter cursado ou estar cursando o ensino médio, em escola da rede pública, ou sem fins lucrativos, ou também com bolsa integral (100%) em escola da rede privada de ensino; Ser residente no estado do Maranhão; Ter acesso a um computador/notebook com internet banda larga para participar das aulas. O seletivo terá duas fases e os 500 candidatos aprovados receberão 4 (quatro) cotas mensais de bolsa no valor de R$ 500,00.

O estudante de Engenharia de Software, Wanderson Felipe Freitas (29) que irá concorrer à uma vaga, comenta que é muito válido os incentivos do poder público: “tomo como exemplo um parente meu que como ela tem uma filha autista, ela é a cuidadora da criança, e recebe tanto aposentadoria da filha quanto o bolsa família, se não fosse por isso a vida dela seria bem mais difícil… Também acho bacana esses incentivos de mostrar novos caminhos pros jovens a estudar, é muito bom mesmo”

As inscrições estão abertas  e vão até o dia 24 de janeiro de 2024. O candidato interessado deverá, inicialmente, acessar o site https://inova.ma.gov.br/, clicar no menu “Startups”, clicar no submenu “Trilhas”, e clicar no botão do formulário de inscrição.