Nova UFMA pode trazer desenvolvimento econômico para Imperatriz e região

Na quinta-feira do dia 27/04/2023 houve uma audiência pública na câmara municipal de Imperatriz, que teve como pauta o projeto da criação da nova universidade federal do sul e Sudeste do maranhão. A criação de uma nova universidade pode trazer várias melhorias para a região, ampliaria o acesso à graduação e pós-graduação, se destacaria também no desenvolvimento econômico. Assim como afirma o professor e diretor da Universidade Federal do Maranhão, Leonardo Hunaldo.

“Traremos também desenvolvimento econômico e social, gerando empregos diretos e indiretos, melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade, por meio de serviços, saúde, cultura, esporte e lazer, como bem vem fazendo a nossa UEMASul”.

Leonardo Hunaldo, falando sobre os benefícios da criação da nova universidade

Foto: Clara Teles

A atividade foi proposta pelo vereador Carlos Hermes (PCdoB), por meio da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Estiveram presentes vereadores, alunos e professores da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e da UEMASUL (Universidade Estadual da região Tocantina) para debater sobre o assunto.

Também tivemos a fala de José Miguel Rodrigues, que é estudante e pesquisador do curso de pedagogia na UFMA, que fala sobre a importância da Universidade.

“Sou grato a UFMA por ter me proporcionado esses momentos ao longo de toda essa caminhada. Como representante estudantil, coloca em jogo a autonomia da nossa instituição, uma vez que o tripé precisa ser também sustentado e isso só é garantido com autonomia. O Centro de Ciências de Imperatriz, Balsas e Grajaú tem hoje total condição de chegar ao nível de universidade desvinculada da capital de São Luís”.

José Miguel discente do curso de pedagogia, discursando a favor da emancipação

Imagem: Reprodução do Youtube

A concretização da nova universidade ao sul e Sudeste do maranhão já é um sonho antigo, a comunidade acadêmica almeja que esse sonho se torne realidade, é de suma importância que esse projeto saia do papel, pois terá um impacto social significativo nas regiões proposta, além disso terá desenvolvimento para a região, assim como os benefícios na formação acadêmica dos cidadãos.