Por: Duda Santos
Com mais uma edição e sempre com um tema social, o Bloco do Imprensa, evento tradicional de pré-carnaval organizado pelos jornalistas da cidade, teve seu lançamento no último dia 11 e promete agitar novamente as ruas neste sábado (22). A ocasião é uma boa oportunidade para usar a criatividade nas fantasias e se divertir nesse período de festa.
Segundo Juliana Eugênio, uma das organizadoras do bloco, a temática deste ano tem como objetivo debater os benefícios e malefícios da inteligência artificial, como o afastamento social. “A ideia é fazer com que as pessoas se abracem e se imprensem novamente nas ruas”, explica. O evento também busca resgatar a cultura do carnaval de rua e de marchinhas de Imperatriz. “A gente seria o bloco da imprensa, que faz aquela brincadeira com se imprensar, se apertar, se abraçar”, afirma.
Não disponibilizar abadás (camisas temáticas) é uma característica marcante do evento que visa impulsionar a criatividade dos brincantes para se expressarem através de suas fantasias.
Com um público geralmente familiar, que vai dos mais velhos aos mais novos, o “Imprensinha” (primeira parte do evento) traz várias atrações para os pequenos. “A gente tem pintura de rosto, matinê com músicas infantis, o pessoal da banda também fantasiado para as crianças, e logo depois tem a saída oficial”, conta Juliana. Além disso, são organizados shows com artistas locais, como o Dj Rafael Pinto e Banda Bicho Papão que se apresentaram no dia do lançamento.
Ela descreve que no seu início o bloco também desenvolvia ações sociais, como doações voltadas ao público infantil. “A gente arrecadava material didático e brinquedos para doar para crianças de orfanatos ou carentes de bairro. Inclusive, essa é uma ideia que a gente pretende voltar para o ano que vem”.
Com início às 16h, na Praça da Cultura e rua Coronel Manoel Bandeira, o circuito será pelas principais ruas do centro velho de Imperatriz, encerrando na avenida 15 de novembro.
“Se imprensando” nas ruas desde 2010
A ideia de criar um bloco de pré-carnaval surgiu no bar Confraria do Seu Olímpio, local bastante frequentado pelos jornalistas da época, na 15 de Novembro. ”Inicialmente era para jornalistas, tanto é que na organização com exceção de um membro que é responsável pelo som, todos são jornalistas”, conta a organizadora.
O evento que inicialmente contava com um público de 20 a 30 pessoas, com o tempo, foi sendo abraçado pela cidade. A partir de 2019, com a ajuda de um colaborador o bloco cresceu. “Esse parceiro cedeu espaço no estabelecimento dele para que a gente pudesse colocar uma banda e abrir o lançamento para o público”, lembra Juliana.
Nas edições, sempre são homenageadas duas personalidades de influência na cultura carnavalesca e desde sua criação até os dias de hoje, vários temas importantes no contexto social de cada ano foram abordados. Entre eles, fake news, eleições, vacina, o Rio Tocantins, e até mesmo o fim do mundo, em 2012.